profile image

Atila Roque

Diretor Regional da Fundação Ford no Brasil

Atila Roque é historiador e cientista político. Sempre trabalhou com temas ligados aos direitos humanos e justiça social no Brasil e no exterior. Ocupou posição de liderança em diferentes organizações da sociedade civil brasileira e internacional. Foi diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil. Atualmente é diretor Regional da Fundação Ford no Brasil.

Reuters Photographer / Reuters

24 anos da Chacina do Carandiru e o mal que persiste entre nós

A anulação do julgamento dos policiais acusados de mataram aquelas 111 pessoas vem nos recordar que estamos, todos, perdendo a batalha contra a barbárie. Perde o sistema de justiça, incapaz de cumprir seu papel de reeducação, perde a polícia que parece ter declarado guerra contra os pobres e negros, perde o chamado "cidadão de bem", brutalizado pelo medo, perde a sociedade, que admite e alimenta a vingança em vez da justiça.
03/10/2016 14:24 -03
REUTERS/Damir Sagolj

O legado de morte e horror da militarização do Rio de Janeiro

O Estado declarou uma verdadeira guerra às favelas, em particular aos jovens negros. Os alertas de especialistas, a mobilização de moradores e famílias de vítimas, a grita nacional e internacional das organizações de direitos humanos e nem mesmo as ocasionais reclamações por falta de recursos e apoio do próprio secretário de segurança do estado do Rio de Janeiro foram capazes de produzir uma priorização efetiva da área de segurança pública como política de Estado.
09/08/2016 20:23 -03