profile image

Andreia Nobre

Jornalista, blogueira, mãe em tempo integral e feminista

Jornalista freelancer, blogueira ativista, mãe de tempo integral e feminista, a carioca Andreia Nobre vive no Reino Unido e escreve sobre brasileiros no exterior, maternagem consciente, vida saudável e sustentabilidade. Sua página no Facebook, o Gravidez não é doença, trata dos mitos do parto e publica diálogos da vida real, tratando do tema com humor e informação.
Christian Vierig via Getty Images

Visibilidade, revistas feministas e empoderamento

Duas revistas, dois posicionamentos diferentes quanto ao tratamento dado as mulheres que aparecem em suas edições. De um lado, uma revista de sucesso internacional que nomeia, todos os anos, uma mulher que tenha realizado feitos que possam contribuir para o empoderamento feminino. Do outro lado, outra publicação de alcance e prestigio internacional, concorrente direta, anunciando uma decisão editorial controversa. As duas têm em comum o desejo de acompanhar os novos tempos.
23/11/2016 16:38 -02
Turner-Art via Getty Images

Sobre 'childfree' e a intolerância crônica com crianças

Que mundo estranho é esse onde crianças não são mais seres humanos em formação, mas um grupo perigosíssimo do qual temos que nos preservar, temos que manter a distância, e muitos, pasmem, bradam pelo direito de dizer que as odeiam? Vamos combinar? Não é legal dizer que se odeia negros, gays, idosos. Então também não é legal dizer que se odeia crianças.
26/10/2016 23:55 -02
Comstock via Getty Images

Um dia de luta contra um episódio de depressão

Para muitas pessoas, é absolutamente impensável "não fazer nada". Ficar enfiado numa cama um dia inteiro, não tomar nem banho, não comer, não conseguir se distrair com um filme que você ama, mas é nesse estado que eu estou hoje. Sem forças, fiz apenas o minimamente necessário para a sobrevivência.
05/07/2016 17:59 -03
Arman Zhenikeyev - professional photographer from Kazakhstan via Getty Images

O estupro coletivo das mulheres acontece todos os dias

O que é a cultura a cultura do estupro? É todo um sistema de ferramentas criadas para culpabilizar a vítima e defender o agressor. É objetificar, desumanizar a mulher, para que os homens não consigam vê-la como um ser sentiente. O estupro é um ato violento que visa humilhar a vítima. O estupro não é um ato provocado pelo desejo sexual. É um ato de poder, de apropriação do corpo do outro.
07/06/2016 18:22 -03
Laurent Hamels via Getty Images

A atual crise política é (muito) machista também

A punição às mulheres será, como sempre, mais dura. Será mais dura às mulheres negras E mais dura ainda às que são mães, da periferia, pobres, lésbicas. Ser maioria da população nunca valeu tão pouco. Já dizia Simone de Beauvoir que nunca devemos esquecer que os direitos das mulheres são sempre revistos numa crise política.
19/05/2016 12:18 -03
sorbetto via Getty Images

Por uma maternidade que não nos faça sentir culpa

O fato de eu não estar exercendo atividade remunerada não é culpa minha. E a minha escolha é clara: escolhi gastar menos, ser mais minimalista e não aceitar trabalho que não previsse minhas necessidades como mãe porque sou, ainda por cima, sortuda por ter um companheiro que apoiou essa maternagem de colo e sem gritos e topou me bancar por esse período. Mas veja vocês: as minhas exigências acima têm o poder de beneficiar mãe solo que já tem que sacrificar tanto.
08/05/2016 10:09 -03
fairywong via Getty Images

O que classifica algo como 'feminino', afinal?

A socialização feminina inclui um determinado modo de se vestir, agir e até mesmo pensar que, no fim, inferioriza a mulher em relação ao homem. Somos as sensíveis, as irritadas, as histéricas, as fracas. Eu poderia começar a desconstruir cada um desses adjetivos a partir de razões biológicas para o comportamento feminino.
11/04/2016 16:15 -03
katyau via Getty Images

Maquiagem natural: a beleza por trás do instinto reprodutor

Não é à toa que até mesmo as mulheres que não usam maquiagem normalmente se sentem compelidas a "botar uma corzinha no rosto" nos dias em que se sentem mais cansadas, abatidas. É como se quisessem mostrar que estão saudáveis ou que ainda tem gás para trabalhar. É um instinto natural de se mostrar "atraente", no sentido de ser "útil" para a "tribo" a que pertence como uma boa "transmissora" de genes.
07/04/2016 16:43 -03
seaduo via Getty Images

A cantada que você que você acha 'engraçadinha' não é elogio. É assédio

Elogie capacidades, habilidades, feitos de forma não solicitada e à revelia, por favor. Mas não elogie partes do corpo de quem você não sabe que está disposta a aceitar esse tipo de intimidade. Os homens têm que compreender que todas as mulheres merecem respeito e que você tem que perguntar antes se ela está interessada em ter intimidade com você. Não dá para assumir mais que todas as mulheres gostam de ser elogiadas por partes do seu corpo a todo o momento e em todas as situações. Vamos atualizar isso aí.
28/03/2016 18:00 -03
andreia nobre

Esta família fundou uma vila para viver de forma autossustentável

Uma família brasileira está no caminho certo para se transformar em lenda. O seu estilo de vida já é motivo de admiração entre as cidades mais próximas. Eles moram no interior de Minas, na casa que eles próprios construíram, chamada de Vila Barroló, e fazem o seu próprio meio de vida através do artesanato e de oficinas de arte nas cidades vizinhas. O segredo? A união faz a força!
10/06/2015 17:44 -03
Shutterstock / Ljupco Smokovski

A cuidadora do meu filho

Um dia eu acordei e me vi diante da questão de enviar meu filho de três anos para a pré-escola por 15 horas semanais, oferecidas gratuitamente pelo governo britânico. A princípio, eu vi isso como uma boa coisa. Pré-escola de graça? Oportunidade de ouro.
04/06/2015 12:11 -03
Vladimir Godnik via Getty Images

Pergunte a um masculinista

Masculinista é um cara que quer igualdade de deveres entre homens em mulheres, de acordo com o que eles divulgam para a mídia. Entretanto, eles são na verdade grupos de ódio contra as mulheres. Na agenda deles estão questões como, por exemplo, o serviço militar obrigatório para todos, homens e mulheres; o pagamento de pensão obrigatório para todos, homens e mulheres; o pagamento de valores iguais para homens e mulheres na entrada da boate.
01/06/2015 19:37 -03
PHILIPPE DESMAZES via Getty Images

O pesadelo da indústria alimentícia

Em vez de incentivar as milhões de pessoas no mundo que possuem um quintal pequeno a produzir parte da própria comida, nos mandam consumir só o que a indústria produz. Imagina se as pessoas têm o direito de aliviar o peso colocado nas terras cultiváveis para que sobre mais alimentos naturais a quem realmente está passando fome...
01/06/2015 16:09 -03
Alamy

O machismo do Facebook

Para o Facebook, um DESENHO todo floreado que só dá para perceber que é de uma vagina se você tirar os floreados todos é FOTO de nudez. A rede, aparentemente, foi muito solícita e rápida em excluir o conteúdo e me bloquear por vários dias por causa dessa publicação.
26/05/2015 10:38 -03