OPINIÃO

Entrevista com a vice-presidente de RH da Avon

31/07/2014 14:50 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02
Getty Images

Nos últimos dias 26 e 27 de maio, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, a 3 ª edição do Fórum de Mulheres do Brasil, com o tema "Criação de uma economia vibrante para todos" aconteceu, com a participação de várias personalidades de empresas e empreendedores.

Eu tive a oportunidade de assistir a umas das sessões: "Nós temos que falar sobre o machismo" - como machismo alimenta a violência doméstica e as melhores práticas emergentes para trazer os homens para a programação de incentivos a masculinidades não violentas. Durante a sessão sobre machismo falamos sobre a importância dada às mulheres, as informações sobre os seus direitos, as formas que eles podem sofrer com a violência doméstica e como devem agir quando se está nessa situação.

Esta sessão teve a participação de Alessandra Ginante, vice-presidente de Recursos humanos da Avon, e eu pude falar com ela um pouco mais sobre os projetos da Avon para capacitar as mulheres no meio corporativo.

A Avon tem uma política estruturada sobre o desenvolvimento das mulheres dentro da organização, como colaboradoras. Perguntei à Alessandra como esses benefícios são utilizados em duas situações diferentes. Primeiro para trazer novos talentos e segundo para manter esses talentos.

Ela explicou que a Avon tem um programa global chamado "Estratégia Global para a Mulher". É um pilar externo, que é a sua participação ativa no mercado de eventos, redes de empoderamento para as mulheres, tem parceria com o governo, como a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Ela também me falou sobre um pilar interno, entre o foco em comunicação para as mulheres e ações para todos os empregados, a fim de promover a nossa cultura de valorização da diversidade e da inclusão de gênero.

A Avon tem uma maneira específica de atingir o seu mercado, que são os revendedores. Gostaria de saber como esses benefícios chegam até estas revendedoras e como ele é desenvolvido e monitorado?

A própria revendedora tem a oportunidade de ganhar comissões através de suas vendas e todo o treinamento que recebe para gerir o seu micro negócio é o primeiro passo para capacitar revendedores. Além disso, usamos informativos e as campanhas pontuais para divulgar informações sobre duas questões muito importantes para elas: como combater a violência doméstica e a se cuidar de forma proativa contra o câncer de mama. A cada 15 dias, as revendedoras se reúnem com seus líderes e são apresentadas aos lançamentos de produtos, recebendo treinamento para gerir o seu negócio e também sobre maquiagem.

E para terminar eu gostaria de falar sobre a importância do Fórum de Mulheres e de se ter a marca Avon associado a este projeto, que tem alto impacto sobre o assunto.

O Women's Forum é um evento extremamente relevante para o debate sobre o empoderamento da mulher, dada a senioridade dos seus palestrantes e audiência. Entendemos que a Avon, pela história de décadas ativamente fomentando o empoderamento das mulheres, tem a agregar muito para o debate no fórum.

A Avon tem uma posição de importância na vida das mulheres. Permite que elas trabalhem em seu tempo, do seu próprio modo e recebem as suas comissões por venda. Como disse Alessandra Ginante, "esta é uma forma de dar poder às mulheres, incentivá-las, dar oportunidade para se tornarem mais independentes, além disso, com um importante trabalho por meio do Instituto Avon, responsabilidade social, apoiando várias causas sociais e transmite informações para milhares de mulheres".

Com ações da empresa no ambiente corporativo e para incentivar o trabalho feminino com políticas bem estruturadas, permite uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho.

iLive2Lead é um programa de treinamento e liderança de jovens com sede em Washington DC, que realiza treinamento em várias nações em cada região do mundo. IL2L traz os jovens líderes mais excepcionais juntos para o Treinamento Internacional de Cúpula e trabalha com elas para desenvolver iniciativas sociais que levam de volta para seus países de origem, criando exemplos globais de responsabilidade social e de um efeito cascata de impacto mundial.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS COMPORTAMENTO NO BRASIL POST:

Séries e filmes com mulheres fortes