OPINIÃO

8 coisas que as pessoas positivas fazem diferente

09/11/2015 17:42 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Algumas pessoas passam pela vida carregadas nas asas de boas vibrações. Elas são as Leslie Knopes (da sitcom Parks and Recreation) da vida, sempre animadas, sempre dispostas a dar a volta por cima. Mas nem todos nascemos com o superpoder de sermos naturalmente positivos.

Por sorte, é possível conquistar positividade. Ser positivo é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo; para isso, você precisa ir modificando pequenos hábitos seus.

Se você incluir alguns desses hábitos em seu cotidiano, as coisas ficarão mais iluminadas a cada dia que passa.

E não porque as coisas ficarão melhores de fato, mas porque sua ótica será mais positiva.

Veja algumas coisas que as pessoas positivas fazem diferente e que você pode emular para acrescentar um pouco de alegria à sua rotina diária.

1) Todo dia elas encontram alguma coisa que podem antever com prazer. Pode ser assistir ao seu programa de TV favorito, testar uma nova receita de sobremesa, conversar ao telefone com uma amiga em outra cidade - não precisam ser coisas muito importantes.

Se você puder pensar em uma atividade concreta que vai fazer e que lhe dará prazer, isso deixará cada dia seu singular, diferente e, esperamos, iluminado por um toque de felicidade.

2) Elas encontram alegria nas coisas pequenas. Não adie a felicidade. Encontre alegria nas coisas mais insignificantes - quando sua música favorita aparece na ordem aleatória das canções, quando você recebe um torpedo engraçado de um amigo, quando o dia amanhece ensolarado e lindo.

Essas coisas todas vão se somando. Daqui a pouco você vai estar enxergando coisas bonitas em todo lugar.

3) Elas são gentis. Na dúvida, opte pela gentileza. As pessoas positivas encaram as coisas com otimismo, sim, mas além disso, tendem a transmitir esse otimismo, passando sua energia positiva para os outros. Dar é generoso e faz a pessoa que dá se sentir bem. Todo o mundo sai ganhando.

4) Elas se mantém ocupadas. "Ocupado" não quer dizer "estressado ao máximo". Estar ocupado quer dizer encher sua vida de atividades que façam você se sentir realizado. É como ter alguma coisa todos os dias para antever e que lhe dará prazer. Adote um hobby.

Organize seus fins de semana com coisas divertidas para fazer. Acima de tudo, tome a iniciativa de procurar coisas para se manter ocupado, porque cabe a você mesmo viver sua vida plenamente.

5) Elas assumem a responsabilidade por seus atos. Ser positivo não significa se iludir. Ao reconhecer quando você tropeça ou erra, você está sendo honesto consigo mesmo.

6) Elas se perdoam. Você quer tratar as outras pessoas com gentileza - e você mesmo merece o mesmo tratamento.

Sim, todos nós erramos, todos temos coisas das quais nos arrependemos. Aprenda com seus erros. Se você se perdoar, ficará muito mais fácil...

7) Elas sabem quando seguir adiante. Não ficam remoendo suas derrotas. É preciso dar a volta por cima, reerguer-se e seguir adiante com coragem. Uma pessoa positiva sabe que uma derrota não significa o fim da jornada, é apenas uma parte dela.

8) Elas resistem às comparações. É muito mais fácil ser positivo quando você não fica se comparando a outros, já que todos nós temos pontos fortes e fracos diferentes.

Em vez de se comparar a outras pessoas, concentre-se em buscar sua própria realização. Isso você só vai encontrar se procurar dentro de você mesmo - e, é claro, encarar as coisas sob ótica positiva.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:



Hábitos de pessoas genuinamente felizes