profile image

ANPR

Associação Nacional dos Procuradores da República

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) é uma entidade de classe que representa 1.300 membros do Ministério Público Federal. Foi criada para o fortalecimento do MPF e da carreira. Nesse sentido, trabalha diariamente em prol da sociedade brasileira na luta pelos direitos humanos, pela cidadania, no combate à corrupção e ao crime organizado, na promoção da Justiça e do estado democrático de direito.
Mario Tama via Getty Images

Por trás dos muros da cadeia, uma rotina desumana

Tragédias como o massacre no complexo penitenciário Anísio Jobin, em Manaus, fazem sofrer e causam indignação. Quando viram um alerta, um chega, um grito de isso não se repita, servem, também, de aprendizado. O sofrimento não é em vão. Acontece que por detrás dos muros das cadeias brasileiras tudo se repete numa rotina desumana. A resposta sangrenta, sob a forma de um novo massacre, desta vez em Boa Vista, não demorou uma semana para acontecer.
06/01/2017 15:53 -02
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

10 medidas contra a corrupção: Um paciente em estado grave

Se o pacote das 10 medidas anticorrupção fosse ao médico, o que ele diria sobre seu estado de saúde? As 10 medidas contra a corrupção foram apresentadas ao Congresso Nacional por mais de 2 milhões de brasileiros e se transformaram num projeto de lei de iniciativa popular - o PL n.º 4.850/2016 - que continua em análise pelo parlamento. Criou-se na Câmara dos Deputados uma comissão especial apenas para tratar do tema. Foram realizadas diversas audiências públicas e ouvidos mais de uma centena de especialistas das mais variadas áreas, fornecendo aos congressistas aportes para melhorar as propostas e suprimir eventuais equívocos.
25/11/2016 11:57 -02
ASSOCIATED PRESS

Eleição tem até promotor

Os promotores podem ajudar pra que as eleições sejam mesmo uma festa. Eles conhecem as leis, lidam com isso, ganham pra isso. Dá até para procurá-los pela internet e fazer denúncias. O endereço é http://www.mpf.mp.br/pge/denuncie. Há dois aplicativos para celular e tablet que podem ajudar também, o "SAC MPF" e o "Pardal", que funcionam tanto para iOS quanto para Android.
28/09/2016 17:55 -03
Divulgação

1,9 milhão de alunos são beneficiados por parceria entre Ministério Público e sociedade

Nas últimas décadas, o Brasil testemunhou importantes mudanças na sua política educacional e resultados igualmente significativos foram atingidos. O ingresso ao Ensino Fundamental (1o ao 9o ano) foi praticamente universalizado, mas a qualidade do ensino público oferecido continua insatisfatória, tanto em termos do nível de aprendizado adequado à cada série quanto em comparação com outros países.
08/09/2016 18:39 -03
scout j photography via Getty Images

A consolidação de um novo modelo de investigação e o combate à impunidade

No dia hoje, 25 de junho de 2016, a sociedade comemora três anos do arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição nº 37/2011 - a chamada PEC da Impunidade -, que se destinava a restringir sobremaneira o poder de investigação do Ministério Público Brasileiro. A sociedade comemora não apenas porque a luta pela queda da PEC foi uma luta sua, mas também porque desde então o gigante brasileiro acordou. Milhares de pessoas engajaram-se nessa causa em velocidade e dimensão expressivas, unindo-se em uma onda cívica há muito não vista que se fez ecoar no Congresso em autêntico exercício de democracia participativa. O caminho que pode ser trilhado pelo Ministério Público desde então, demonstra, hoje, o acerto da voz das ruas.
25/06/2016 18:44 -03
Getty Images

Para além das tragédias: Você sabe como funciona a mineração no Brasil hoje?

A mineração tornou-se pauta recorrente para os brasileiros após o acidente com o maior dano ambiental já registrado na história do país: o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana-MG, ocorrido em novembro de 2015. Os danos ambientais e socioeconômicos são de proporção tão elevada que ainda não foi possível sua mensuração exata, mas já é fato que uma comunidade inteira foi devastada e outras gravemente afetadas.
15/06/2016 16:10 -03
AFP/Getty Images via Getty Images

As idiossincrasias sobre o índio e o negro no Brasil são inegáveis

O objetivo aqui não é rediscutir os aspectos jurídicos dessa que tem sido uma das principais bandeiras da atuação dos procuradores da República na questão das comunidades tradicionais, que é a exigência de consulta livre, prévia e informada. A ideia seria uma pausa na correria da nossa vida líquido-moderna - na expressão do sociólogo Zygmunt Bauman -, para refletir: Então o Estado brasileiro quer sangrar uma terra indígena com uma linha de transmissão de energia e não se dá ao trabalho de ouvir a comunidade afetada?
11/04/2016 13:00 -03
Andre Zumak/Flickr

Carne Legal avança com mais de 60% de redução do desmatamento na Amazônia.

Ainda há muito o que se fazer em termos ambientais, sociais e econômicos e o MPF desenvolve novas ações a cada ano. A Amazônia ainda é o lugar mais perigoso do mundo para aqueles que defendem o meio ambiente e, no Brasil, se concentra mais da metade dos assassinatos de ambientalistas em todo o planeta. Precisamos avançar e superar a triste realidade de a região ainda ser palco de conflitos agrários dos quais resultam ofensas graves aos defensores de direitos humanos que lutam pelos povos da floresta e pela preservação do meio ambiente.
18/03/2016 20:10 -03
allanswart via Getty Images

A mulher vale muito menos que um homem para a Justiça brasileira

Somos 318 mulheres e 767 homens no Ministério Público Federal. Correspondemos a cerca de 30% do total dos membros. Somos, portanto, minoria numa instituição que defende a sociedade brasileira na qual as mulheres somam mais do que 50% da população. Essa situação vem de longe e não vai mudar se não forem adotados mecanismos para aumentar o número de inscrições de mulheres nos concursos de ingresso na carreira.
08/03/2016 14:48 -03