OPINIÃO

Quanto tempo é necessário para julgar uma pessoa?

28/11/2014 13:31 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02
jupiterimages

Um ou dois dias? Um fim de semana? Talvez ao longo de uma festa? Eu te digo: bastam alguns segundos, aqueles entre você constatar que alguma coisa no outro contraria seu ego e sua vaidade e rejeitar totalmente esta compreensão. Na verdade, às vezes pode ser o segundo dentro de um olhar preconceituoso, ou dentro daquele instante em que você se percebe machucado pelo outro.

Às vezes, é porque este outro faz algo que você acha péssimo; MUITAS vezes, é porque este outro faz algo que você adoraria fazer, mas não faz por medo. Pessoas livres, autênticas, que se assumem seja para o bem, seja para o mal (mal pra quem, aliás?), são as mais julgadas. Afinal, um espírito livre significa uma ameaça gigantesca ao seu ego ferido. Do lado de alguém autêntico, toda a sua pequenez aparece, salta aos olhos, sua máscara fica evidente e toda a sua vulnerabilidade se revela.

Quando apontamos o dedo para alguém, outros 3 estão em nossa direção. Nosso julgamento apenas mostra algo sobre nós mesmos. Se tivéssemos a clareza de que somos todos iguais dentro de nossa experiência humana, se partíssemos sempre da premissa de que estamos todos no mesmo barco, teríamos então a dadivosa oportunidade de aprender com estas experiências incômodas. E aquele que nos incomoda pode, na verdade, se tornar um grande mestre.

Então quando você julgar uma pessoa, e colocá-la dentro da grande categoria do "não gosto", experimente olhar pra fora da sua dor e se perguntar o que, afinal, esta pessoa mostra sobre você mesmo. Se a dor é sua, como pode alguém ser culpado por ela?

Como diz uma querida: incomodou? Doeu? Leva pra casa que é teu.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

9 dicas para controlar a ansiedade