OPINIÃO

A esperança venceu o medo?

03/10/2016 10:40 -03 | Atualizado 03/10/2016 10:40 -03
NurPhoto via Getty Images
The PSDB party right candidate, João Doria, grew to 28% of the vote, taking the lead in the race for the City of Sao Paulo, according to the poll by Ibope on 26, September 2016 in Sao Paulo, Brazil. Probably John Doria will be done the second round of elections with the PRB candidate, Celso Russomanno, who lost six points in 12 days and records 24%. (Photo by Cris Faga/NurPhoto via Getty Images)

Foi uma surra. A derrota do projeto atual para a prefeitura de São Paulo para o projeto individualista, privatista e excludente, da forma como foi é sintomática.

Não é necessário apontar responsáveis, afinal somos nós quem votamos ou não votamos né, já que as abstenções deram mais votos que o candidato vencedor. A traição que o Partido dos Trabalhadores realizou contra seus eleitores pesou muito para o resultado sem dúvida.

É meu amigo, foi uma traição. Não foi agora, foi lá em 2014 quando armaram um conto de fadas para forçar a reeleição da Dilma. Já sabiam eles do seu esgarçamento. Ainda sim, não obstante, fizeram de forma que ganharam, mas no fim das contas não levaram.

E nós ganhamos de brinde um Golpe de Estado e o ressurgimento de uma ideologia raivosa que não quer conviver com a diferença, quer exterminá-la. Talvez o grande artífice disso tenha sido mesmo Lula, quando lá atrás afirmou que a "esperança venceu o medo". Foi uma frase bonita, de efeito. Me parece que foi o ovo da serpente.

O medo da população foi subestimado. Do medo, derivaram que o Partido dos Trabalhadores foi o responsável pela situação e por medo, rejeitam seu projeto ainda que o outro seja pior.

O medo é irracional por natureza. E ao mesmo tempo incontrolável. Será que eles têm a devida noção de que não se para uma tempestade?

Até os menos favorecidos abandonaram o projeto includente aqui em SP. Ontem, parte da senzala comemorou a vitória da casa grande.

Resta agora, a esperança.

LEIA MAIS:

- O que acontece depois do impeachment?

- De quem apanham os manifestantes contrários ao governo Temer?

Também no HuffPost Brasil:

Eleições municipais 2016