profile image

ActionAid

Organização global de combate à pobreza

Organização internacional de combate à pobreza, cujo trabalho beneficia 15 milhões de pessoas em 45 países em todos os continentes. Está no Brasil desde 1999. A ActionAid acredita que, para acabar com a pobreza, é preciso dar às pessoas vivendo esta situação as condições necessárias para que elas mesmas construam soluções sustentáveis para superá-la. Por isso, a organização apoia no Brasil projetos locais nas áreas de educação, segurança alimentar, direitos das mulheres e participação cidadã – temas que considera estruturantes para a pobreza hoje no país. Outro lado do trabalho da organização é o monitoramento de políticas públicas nacionais nestas mesmas áreas, já que, para além das iniciativas locais junto às comunidades, a ActionAid acredita que o governo deve fazer a sua parte para garantir a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Em nível internacional, fazemos o mesmo tipo de acompanhamento junto a agências do sistema ONU e em reuniões de líderes globais.
ASSOCIATED PRESS

Pelo direito das mulheres de ir e vir

O dia 25 de novembro é celebrado como dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, data que nos impõe reflexões sobre o combate a todas as formas de violência de gênero, seja ela doméstica ou aquela que se dá em espaços públicos. No Brasil, o debate sobre violência e assédio em espaços públicos tem crescido nos últimos anos, especialmente em decorrência das denúncias feitas por mulheres sobre assédios e estupros sofridos dentro do transporte público.
24/11/2016 18:16 BRST
runeer via Getty Images

É urgente promover uma efetiva participação da mulheres na política

Não basta ser mulher para representar as pautas feministas, é necessário o alinhamento com as demandas e vozes das mulheres e dos movimentos sociais na desconstrução das opressões nos âmbitos público e privado, lutando, por meio da construção coletiva de políticas públicas, pelo fim da cultura do machismo e pelo fortalecimento de um projeto de sociedade com garantia de direitos para todas as mulheres.
14/11/2016 16:55 BRST
Adriano Campolina/ActionAid

A agenda de direitos é mais importante do que nunca no Brasil

Na última década, o Brasil surpreendeu e inspirou o mundo ao mostrar que é possível combater a fome e a desigualdade com políticas inovadoras intersetoriais e participativas. A pobreza extrema foi reduzida para 3%. O nível de desemprego foi reduzido para 5%. As desigualdades históricas entre as regiões foram significativamente diminuídas. O investimento em tecnologias de armazenamento de água e a distribuição de riqueza permitiu que os trabalhadores rurais enfrentassem a seca mais grave em 50 anos sem migrar ou passar fome. O país foi um dos poucos que atingiu as Metas de Desenvolvimento do Milênio 1 e 4: acabar com a fome e a miséria, e reduzir a mortalidade infantil.
23/09/2016 14:49 BRT