COMPORTAMENTO
15/01/2018 09:53 -02 | Atualizado 23/01/2018 16:17 -02

Como usar pedras e cristais para filtrar energias

Conheça as características dos cristais mais populares.

Reprodução/Getty/Veredas
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

Pedras e cristais possuem poderosas característica conhecidas desde a antiguidade. Eles são formados por meio de um processo natural que demora milhares de anos e acontece nas cavidades da Terra, seja com ajuda do magma vulcânico ou após diversos períodos de deposição sedimentar.

Esses concentrados de elementos químicos são usados em terapias espirituais para atrair bons fluídos e filtrar energias por aqueles que acreditam em suas propriedades esotéricas. Ultimamente, essas funções têm se popularizado.

"Os cristais, assim como cultivar plantas, nos ajudam a nos reconectar com o essencial, por isso tem havido um interesse crescente a respeito do assunto", defende Lígia Nogueira, jornalista e criadora da Vereda, marca que produz acessórios a partir da combinação dos cristais.

"Quando faço uma peça, penso em uma composição de cores e formatos, mas também deixo que as pedras se encontrem intuitivamente. A crisocola, por exemplo, tem a energia do feminino e gosto de combiná-la com cristais como a água-marinha, que traz as qualidades do mar, sereno e fluído", explica em entrevista ao HuffPost Brasil.

Divulgação/Vereda
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

A terapeuta Paula Cotta explica que os cristais possuem características que remontam o período de formação da Terra, por isso são poderosos.

"Eles têm em si todos os registros e lembranças da evolução terrena. Os cristais possuem uma estrutura cristalina que absorve, conserva, concentra e emite energia. Há milhares de anos são considerados importantes ornamentos ou símbolos de poder", argumenta em entrevista ao HuffPost Brasil.

Por serem transmissores e receptores de energia, os cristais possuem funções específicas. Aqui está uma lista das principais características e os seus significados, de acordo com a enciclopédia de cristais.

Ametista

Getty Images/iStockphoto
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

A Ametista é uma pedra com energias espirituais e de proteção muito poderosas. É capaz de transformar energias negativas em energias positivas. Ela desperta o lado espiritual, fortalece a intuição e auxilia na meditação. Isso se dá por sua capacidade de centrar a nossa mente e auxiliar na tomada de decisões.

Rubi

Getty Images/iStockphoto
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

O Rubi é capaz de aumentar a nossa força, motivação e a paixão pela vida. Energeticamente, ele fortalece e equilibra o Chakra do coração. Funciona também como um poderoso escudo. Na antiguidade, acreditava-se que os Rubis eram capazes de proteger nossa casa e nosso patrimônio.

Esmeralda

Getty Images/iStockphoto
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

A Esmeralda, segundo o esoterismo, é uma importante pedra para todos aqueles que trabalham com as ciências ou a cura. Ela é a pedra da inspiração e possui um forte poder harmonizador.

Pirita

Getty Images/iStockphoto
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

A Pirita é ligada às energias da prosperidade e sorte, sendo desde a antiguidade muito utilizada como um poderoso amuleto para atrair e manter a boa fortuna.

Onde usar os cristais energéticos

Você pode usar os cristais energéticos como amuleto, como objeto de decoração em casa e no escritório, ou ainda durante a sua meditação. Caso queira usá-los junto ao corpo, escolha as versões lapidadas. Se for usá-los em um ambiente, prefira as pedras em sua versão bruta.

"Os meus preferidos são a pirita, o cristal de quartzo translúcido, a turmalina negra e o quartzo rosa. A primeira é considerada a pedra do sucesso, por isso gosto muito de usá-la nas peças que eu faço e também ter perto da minha mesa no atelier ou no home office. O cristal de quartzo translúcido é como um curinga, filtra as energias dos ambientes. Já a turmalina negra é um poderoso escudo protetor. O quartzo rosa desperta em nós um olhar mais amoroso. Usado nos ambientes ou em colares ele nos lembra do quão importante é enxergar as relações sob esse prisma", explica Lígia Nogueira.

A terapeuta Paula Catta acrescenta que é importante variar os cristais que se tem em casa. Ela aconselha escolher as pedras de acordo com a energia que você deseja para cada cômodo.

Veja:

Escritório: "Gosto de ter uma druza de citrino, que facilita a purificação e a regeneração das energias, além de ser uma pedra da alegria e generosidade."

Sala de estar: "A selenita é uma ótima opção, por instaurar tranquilidade e segurança."

Entrada da casa: "Procuro incluir pedras mais ligadas à proteção, que filtram a energia de baixa vibração, como a turmalina negra e a ônix."

No quarto: "Procuro colocar cristais que suavizem o sono e potencializem os sonhos, como a sodalita, que é muito usada para meditação e a ametista, um cristal extremamente protetor."

No banheiro: "Gosto de colocar a calcita, que transmuta as energias e traz serenidade."

Na cozinha: "Por ser uma local onde fazemos a alimentação procuro deixar a aventurina, que acalma, desintoxica e traz alegria."

Divulgação/Hybiscus Moon
Como usar pedras e cristais para filtrar energias.

Como limpar os seus cristais

Como a função principal das pedras e cristais é o filtro de energias, você deverá limpar as suas peças de tempos em tempos. Mas isso não quer dizer que você vai usar um detergente. A limpeza, ou reenergização, é um processo de purificação dos objetos. Para isso, há alguns métodos, mas o mais simples deles é mergulhar os cristais em uma bacia com água e sal. Depois, enxague as pedras com água corrente e deixe secar no sol.

Artista transforma pedras em mandalas coloridas