LGBT

As fotos dos primeiros casamentos LGBTs da Austrália ficaram ótimas

Casamento entre casais do mesmo sexo foi legalizado no país em dezembro de 2017.

10/01/2018 12:22 -02 | Atualizado 10/01/2018 16:26 -02

PATRICK HAMILTON via Getty Images

​​​​​Luke Sullivan (à esquerda) e seu noivo, Craig Burns (à direita) aproveitaram a aprovação do casamento LGBT na Austrália, em 6 de dezembro, para concretizar o seu amor. Após longa pressão dos movimentos do país, eles conseguiram se tornar um casal perante a Lei em uma cerimônia em Summergrove Estate, Nova Gales do Sul, nesta terça-feira (9).

E foi lindo.

PATRICK HAMILTON via Getty Images

O casamento entre casais do mesmo sexo foi aprovado na Austrália após um longo período de pressão dos movimentos em defesa dos direitos LGBTs no país. A Câmara dos Deputados aprovou a legislação sem alterações e apenas quatro parlamentares foram contra a legislação. Os primeiros casamentos entre o mesmo sexo deverão acontecer no início de 2018, assim como o de Lake e Craig.

PATRICK HAMILTON via Getty Images

​​​​​​Diferente de Lake e Craig, Amy Laker e Lauren Price, se casaram ainda em dezembro, dez dias após a aprovação da Lei na Austrália, 16 de dezembro de 2017.

Caroline McCredie via Getty Images

Elas, que já moravam juntas há dois anos, foram o primeiro casal LGBT a se casar legalmente no país. Inicialmente, elas planejavam assinar apenas o contrato de união estável, por morarem juntas, mas conseguiram documentação para realizar o casamento ainda em 2017.

Getty Images

À época da aprovação, o primeiro-ministro Malcolm Turnbull, se posicionou publicamente a favor da causa e desde novembro tinha se comprometiodo em aprovar o projeto de lei antes do fim de 2017. Ele disse:

Esta é a Austrália: justa, diversa, amorosa e cheia de respeito. Para cada um de nós, este é um ótimo dia.

O Senado da Austrália já havia aprovado o projeto de lei sem alterações em uma votação no final de novembro. A lei provavelmente terá efeito em cerca de um mês "após a aprovação e outras formalidades", de acordo com informações da AP.

No momento dos discursos, o deputado Tim Wilson utilizou o seu tempo de debate para pedir o seu parceiro em casamento em meio ao plenário. "No meu primeiro discurso, eu quero comprometer o nosso vínculo com este anel que fica em nossas duas mãos esquerda", disse Wilson. "Eles são a resposta para a pergunta que não podemos fazer. Então, só resta uma coisa a fazer: Ryan Patrick Bolger, você quer se casar comigo?".

A discussão do projeto de lei não enfrentou obstáculos no parlamento e reflete o apoio maioritário do país à questão. Em uma pesquisa divulgada em novembro, 61% dos australianos concordaram que o governo deveria legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os resultados da pesquisa foram recebidos com elogios pelos movimentos LGBTQ em todo o mundo.

Assim como Lake, Craig, Amy e Lauren outros casais usaram as redes sociais para mostrar que fizeram questão de celebrar (e concretizar) a união homoafetiva neste início de ano. A ansiedade foi tanta que alguns marcaram a cerimônia exatamente para a meia noite do dia 9:

O amor em todas as suas formas ❤