ENTRETENIMENTO
04/01/2018 14:19 -02 | Atualizado 04/01/2018 16:31 -02

Cate Blanchett será presidente do júri do Festival de Cannes 2018

Atriz australiana será a 12ª mulher a ocupar o cargo na história do evento.

Neilson Barnard via Getty Images
Vencedora de dois Oscars, atriz está no elenco do filme 'Oito Mulheres e Um Segredo', ainda inédito no Brasil.

Cate Blanchett foi escolhida para presidir o júri do 71º Festival de Cinema de Cannes, que será realizado entre os dias 8 e 19 de maio. "Estamos muito honrados em dar as boas vindas para uma artista única e cheia de talento", informou em comunicado o presidente do evento, Pierre Lescure.

Em 2017, o cineasta Pedro Almodóvar foi o presidente do júri.

Vencedora de duas estatuetas do Oscar e atriz admirada em Hollywood, Cate se tornou uma das figuras mais ativas no movimento contra assédios e abusos sexuais na indústria americana de cinema.

Após a onda de denúncias contra o ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein no ano passado, a atriz australiana criou junto com Natalie Portman e Meryl Streep o projeto Time's Up - cujo objetivo é ajudar financeiramente atores e atrizes que sofreram assédio no mesmo contexto.

Cate será a 12ª mulher a presidir o júri de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Nesta edição, o evento traz uma novidade: o encerramento deve ocorrer no sábado (19) e não no domingo, como era tradição.

Neste ano, a atriz também será vista nas telonas no filme Oito Mulheres e Um Segredo, dirigido por Gary Ross (Jogos Vorazes). Além de Cate, o longa traz no elenco Rihanna, Helena Bonham Carter, Katie Holmes, Sarah Paulson, Sandra Bullock, Anne Hathaway e Dakota Fanning.

Assista ao trailer:

A chegada de 2018 no Brasil e no mundo