NOTÍCIAS
19/12/2017 12:52 -02 | Atualizado 19/12/2017 13:45 -02

Fernando Haddad coordenará programa de governo de Lula em 2018

O ex-ministro chegou a ser cotado para substituir Lula na disputa caso este seja condenado em segunda instância pelo processo do tríplex.

Ricardo Moraes / Reuters
Haddad foi ministro da Educação durante o governo Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (18) que Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, será o coordenador do programa de governo para sua pré-candidatura à Presidência em 2018.

Segundo divulgado em sua página oficial no Facebook, Haddad foi escolhido pelo Diretório Nacional do PT para essa função. Além dele, a coordenação será comporta por Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo e coordenador do projeto Brasil que o Povo Quer, e Renato Simões, representante da executiva nacional do partido.

Haddad e Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, chegaram a ser cogitados para substituir Lula caso ele seja impedido de concorrer no próximo ano. No dia 24 de janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) julgará recursos do processo sobre o tríplex no Guarujá, pelo qual o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro pelo juiz Sérgio Moro. Se a condenação de Lula for confirmada, ele poderá se tornar inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa.

Mesmo com a condenação em primeira instância, Lula lidera todas as pesquisas de intenção de votos, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC). Ele vem realizando caravanas pelo Brasil, tendo passado por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e alguns estados do Nordeste.

Quem são os presidenciáveis de 2018