COMPORTAMENTO
17/12/2017 14:23 -02 | Atualizado 17/12/2017 14:23 -02

Como fazer do Natal um momento mágico para seus filhos, não importa o que eles acreditem

*Leitura restrita a adultos* 👀🎅🎄

Se você está lendo este texto com uma criança no colo, sugerimos que marque esta página para voltar e lê-la mais tarde, quando as crianças não estiverem por perto.

É que estamos falando do Natal. Ou, mais precisamente, do Papai Noel.

ArtMarie via Getty Images

Todos os pais e mães querem que o Natal seja mágico para seus filhos. Mas será que isso acaba quando as crianças descobrem a verdade sobre Papai Noel?

Uma mãe no Mumsnet compartilhou que seu filho de 10 anos descobriu a verdade sobre Papai Noel recentemente e está sentindo "que o aspecto mágico do Natal acabou".

"Ele está bem triste, acho", ela escreveu em 20 de novembro. "Ficarei realmente grata a quem me der alguma dica de como devolver um pouco de mágica ao Natal."

Desça mais um pouco para aprender com os conselhos que ela recebeu.

Mumsnet

1. Faça seus filhos se envolverem na criação do clima mágico.

Uma mãe explicou: "Se eu fosse você, faria seu filho participar dos preparativos, tipo escolher o que comer e cozinhar para o Natal, ajudar a escolher e embrulhar os presentes, ajudar com os enfeites de Natal.

"Agora que ele está mais velho, ele pode ajudar a criar o ambiente mágico. Ele ainda vai receber presentes."

Alguns pais disseram que seus filhos curtem cuidar das "tarefas dos adultos" no Natal, como ajudar a arrumar os presentes debaixo da árvore.

Uma mãe disse que seu filho agora fala que é o "pequeno ajudante" dela e contou a seus irmãos menores que é um elfo.

"A principal tarefa dele é checar o calendário do advento para garantir que eu tenha posto chocolates nas caixinhas", ela comentou.

2. Introduza uma surpresa.

Uma sugestão feita foi mudar as coisas um pouco para que ainda haja surpresas à espera de seus filhos no grande dia.

"Mude o modo como vocês dão os presentes", foi uma sugestão. "Por exemplo, coloquem um presentinho de surpresa na mesa depois do almoço ou um presente debaixo da árvore no dia 26 de dezembro." (Esse dia é considerado o Segundo Dia de Natal em alguns países europeus, NT).

3. Lembre a seu filho sobre as tradições familiares.

Uma usuária do Mumsnet explicou que as crianças passam por uma transição no Natal: depois do "maravilhamento infantil", começam a dar valor às tradições familiares. Lembre a seu filho dessas tradições que vocês seguem todos os anos, como montar os efeitos natalinos ou passar tardes assistindo a filmes sobre o Natal.

"Continuem com as tradições festivas que vocês sempre tiveram, e seu filho vai continuar a entrar no clima do Natal", disse a usuária.

Tratamos Papai Noel como uma história ou brincadeira de faz de conta. Chegamos a acompanhar sua trajetória pelo Norad." Usuária do Mumsnet.

4. Leve adiante a história do Papai Noel.

Muitos pais disseram que, apesar de seus filhos não acreditarem mais no Papai Noel, continuam a propagar a história do Papai Noel "como brincadeira de faz de conta".

"Minha filha tinha 8 ou 9 anos quando deixou de acreditar, mas continuamos a fazer a brincadeira toda do Papai Noel mesmo hoje, quando ela tem 13 anos", escreveu uma mãe.

"Penduramos a meia de Natal na ponta da cama dela. Nos últimos anos ela até continuou a deixar um pratinho com doces e uma bebida para o Papai Noel.

"Simplesmente tratamos como se fosse uma história ou uma brincadeira de faz de conta. Chegamos a 'acompanhar a trajetória' de Papai Noel pelo mundo através do Norad (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte). Só porque ela deixou de acreditar, não quer dizer que o clima mágico tenha que acabar."

Uma mãe concordou: "Sempre fazemos alguma sujeira terrível e geralmente há algum tipo de problema causado pelas renas do Papai Noel. As crianças sabem que sou eu quem faço, e provavelmente é mais como se estivessem acordando no dia 1º de abril para ver que brincadeira aprontei para eles, mas ainda assim é divertido."

5. Crie novas tradições de generosidade.

Uma mãe explicou: "Eu expliquei a meus filhos que nem todas as crianças têm a mesma sorte que eles.

"Este ano meus filhos vão comprar presentes para colocar debaixo da árvore de presentes no supermercado local (para crianças mais carentes). Até agora elas achavam que Papai Noel cuidava disso tudo."

Outra mãe concordou: "Que tal escolher um presente para outra criança, para ser doado a uma entidade beneficente que distribui presentes para famílias pobres?"

A mãe que postou a mensagem original respondeu a todos os comentários e ideias sobre como fazer o Natal ser mágico, dizendo "meus olhos ficaram cheios de lágrimas ao ler essas sugestões".

Leia a discussão inteira no Mumsnet aqui.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.

As árvores de Natal mais bonitas e inspiradoras de 2016