ENTRETENIMENTO

Um dos criadores de 'Rick e Morty' deu conselhos inspiradores para uma fã com depressão

"Os sentimentos são reais, mas eles não são a realidade".

06/12/2017 12:03 -02 | Atualizado 06/12/2017 13:50 -02

Rick and Morty

Quando uma fã de Rick e Morty pediu conselhos a um dos criadores do desenho sobre como lidar com a depressão, a internet foi à loucura com a resposta que ela recebeu.

A fã, conhecida apenas por seu Twitter @chojuroh, mandou um tweet ao cocriador Dan Harmon perguntando: "Você tem algum conselho para lidar com a depressão."

Em resposta, Dan escreveu uma série de mensagens de apoio, aconselhando a mulher a "admitir e aceitar o que está acontecendo".

Ele também aconselhou-a a lembrar que "sentimentos são reais, mas eles não são a realidade" e que ela não precisaria "enfrentar isso sozinha".

Primeiro: Admita e aceite que isso está acontecendo. A conscientização é tudo. Nos colocamos tanta pressão para nos sentirmos bem. Está tudo bem em sentir-se mal. Você pode ser boa nisso. Comunique-se. NÃO MANTENHA SEGREDO. Seja dona desse sentimento. Como se fosse dona de um chapéu ou de uma jaqueta. Seus sentimentos são reais.

Segundo: tente lembrar-se repetidamente que os sentimentos são reais, mas que eles não são a realidade. Por exemplo: você pode sentir que a vida não significa nada. Sentimento verdadeiro. Sentimento importante. É VERDADE que você sinta isso, MAS... se a vida tem significado? Não somos nós quem sabemos disso. Fatos e sentimentos: iguais, mas diferentes.

A coisa mais importante que posso te dizer é: por favor, não lide com isso sozinha. Existe uma mágica incrível e milagrosa de colocar seus sentimentos para fora. Até mesmo escrever "Eu quero morrer" em um pedaço de papel e queimá-lo faz você se sentir melhor do que pensar sobre isso sozinha. Colocar para fora é mágico.

Os pensamentos ruins vão martelar na sua cabeça. Eles vão ficar distorcidos e amplificados. Quando você abre sua boca (ou um jornal anônimo ou blog ou caderno), esses pensamentos vão embora. Eles vão voltar, mas você tem que colocá-los para FORA. Expulse-os. Bata neles. Eu sei que você não quer, mas tente.

As mensagens foram rapidamente retweetadas e curtidas milhares de vezes.

A mulher que escreveu o tweet para Dan disse estar "chocada" depois de receber essa resposta tão profunda. "Muito obrigada por tudo isso. Provavelmente melhor do que o que meu terapeuta poderia ter falado", disse ela.

Desculpa, mas eu estou um pouco chocada, então estou encontrando dificuldades em falar qualquer coisa além de muito obrigada por tudo isso. Provavelmente melhor do que o que meu terapeuta poderia ter falado. E meu namorado: AGRADEÇA A ELE E DIGA QUE NOS INSCREVEREMOS EM HARMONTOWN" - [podcast de Dan]

Dezenas de pessoas também comentaram o tweet para agradecer Dan por suas palavras de apoio. Muitos disseram que isso ajudou a lidarem com seus próprios problemas de saúde mental.

Eu estava tendo um péssimo dia com minha depressão. Essas palavras me confortaram tanto. Obrigada por compartilhar sua sabedoria conquistada com muito esforço! (meu tipo favorito de sabedoria!

Esse debate todo me fez chorar. Obrigada. ❤️

Isso significou tanto para mim essa noite. Agradeço a vocês dois.

Obrigado por este debate. Já expliquei a tantas pessoas que consigo pensar racionalmente e entender que o que estou sentindo é uma reação química no meu cérebro, mas mesmo assim os sentimentos estão presentes e eu tenho que enfrentar essa tempestade. Fico feliz que não estou sozinho. Obrigado novamente.

Dan...você me ajudou tanto agora. Obrigado.

Dan, você recuperou nossa fé no Twitter.

Sintomas e fatos sobre a depressão