NOTÍCIAS

Lula inicia caravana no Espírito Santo: 'Eu quero voltar a ser o Lulinha Paz e Amor'

Caravana do ex-presidente chega ao Espírito Santo. Antes disso, ele já foi ao Nordeste e a Minas Gerais.

05/12/2017 11:55 -02 | Atualizado 05/12/2017 11:59 -02
Ueslei Marcelino / Reuters
"O mercado vai precisar muito mais de mim do que eu dele", declara o ex-presidente.

Em tempos de polarização política, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia a tentativa de se descolar da imagem de extrema-esquerda que lhe tem sido atribuída. Durante discurso em Vitória (ES) nesta segunda-feira (4), o ex-presidente declarou: "Eu quero voltar a ser o Lulinha Paz e Amor".

"Eu, em 2002, comecei a dizer que eu era o 'Lulinha, paz e amor' para ganhar as eleições. Cheguei a fazer uma carta ao povo brasileiro para dizer ao mercado que eu ia cumprir com tudo aquilo que era compromisso feito pelo Brasil"

Lula garantiu, no entanto, que não "pedirá votos ao mercado" como fez há 15 anos e falou em terrorismo com seu nome.

"O mercado vai precisar muito mais de mim do que eu dele. Porque ele sabe que, quando eu cheguei à Presidência, o Brasil devia 32 bilhões ao FMI, e agora é o FMI que deve dinheiro para nós."

Lula quer paz, pero no mucho

O ex-presidente diz que não declara guerra a ninguém, mas considera que a imprensa e o mercado o veem como inimigo. "Eu não tenho apoio da imprensa. Não faz mal. Eu não tenho apoio dos que estão vendendo o Brasil. Não faz mal. Eu tenho apoio mais importante, que é o de vocês, o apoio do povo brasileiro."

Ele voltou a defender o desenvolvimento da indústria nacional e a criticar as privatizações.

E não perdeu a oportunidade de alfinetar a Rede Globo. "Tudo o que eu quero é pegar um candidato nas eleições com o logotipo da Globo na testa e o apoio do mercado. Que não coloque artista, que saia o dono da Globo. Que coloque a Miriam Leitão de ministra da Economia e o William Waack de ministro da Igualdade Racial", disparou.

Recentemente, um vídeo flagrando comentário racista de Waack vazou nas redes e levou ao afastamento do âncora do Jornal da Globo.

O discurso de Lula em Vitória marcou o início de sua caravana pelo Espírito Santo. Esta é a terceira rodada das viagens do ex-presidente pelo Brasil. Antes, foi ao Nordeste e a Minas Gerais.

Quem são os presidenciáveis de 2018