NOTÍCIAS

Jair Bolsonaro reage a críticas de Míriam Leitão sobre desconhecimento de economia

Em artigo no Globo, jornalista diz que não basta um "transplante de ideias" de economista liberal para o pré-candidato a presidente.

14/11/2017 14:12 -02 | Atualizado 14/11/2017 14:19 -02
Montagem/Getty/Reprodução TV Globo
Jair Bolsonaro atacou Míriam Leitão após críticas da jornalista.

O jornal O Globo trouxe nesta terça-feira (14) um artigo de Míriam Leitão com críticas ao desconhecimento de Jair Bolsonaro de economia. Ela destacou que o pré-candidato pelo PSC, ao ser questionado sobre dívida pública, disse que chamaria os credores. A jornalista classificou a resposta de "sem noção".

É preciso desconhecer coisa demais para dar uma resposta dessas. Todos os brasileiros que aplicam em títulos da dívida são credores.

Segundo Leitão, não basta um "transplante de ideias" de economista liberal em Bolsonaro. É uma referência ao economista Adolfo Sachsida, conselheiro do deputado. Sachsida afirma que uma direção liberal na economia "nos moldes de Ronald Reagan e Margareth Thatcher" deve ser adotada no Brasil.

Para a jornalista, nenhum analista sério cai no conto de Bolsonaro por ter a seu lado um economista pró-privatizações. Afinal, o pensamento do deputado é "o nacional-estatismo dos governos militares", o que, segundo Leitão, coloca-o afim às crenças originais do PT.

Bolsonaro reagiu às críticas no Twitter com comentários depreciativos à jornalista:

Na semana passada, o deputado divulgou uma "carta aos brasileiros" para se livrar da imagem de extremista.

No documento, afirma que nenhum membro de sua equipe defende "ideias heterodoxas ou apreço por regimes totalitários".

Quem são os presidenciáveis de 2018