COMPORTAMENTO

Karol Conka como você nunca viu

Edição do Prêmio Avon de 2017 abrirá ao público mostra protagonizada pela rapper

10/11/2017 17:07 -02 | Atualizado 10/11/2017 17:07 -02
Divulgação / Avon

A maquiagem já se mostrou uma ferramenta muito poderosa: além de ser uma forma de cada mulher realçar a beleza que já possui, é também uma ferramenta de empoderamento e pode ser usada por todos para colocar na pele aquilo que cada um sente por dentro.

Uma prova de que isso funciona exatamente assim é a mostra Faces de um Reflexo, um trabalho feito pelo fotógrafo Gabriel Wickbold em parceria com o maquiador Théo Cárias, vencedor do Prêmio Avon, e que tem a rapper Karol Conka como protagonista.

A exposição é o resultado de um trabalho da própria Avon em mostrar a função da maquiagem como uma forma de representação artística – e que também é o tema central da premiação de beleza este ano, chamada de "Todo Rosto, Obra Aberta".

"O conceito do ensaio foi criado em cima dos produtos", contou Théo em entrevista para o HuffPost Brasil sobre as fotos feitas com a rapper. "Foi tudo muito pensado na utilização do produto como uma forma criativa, saindo do conceito geral que se usa na maquiagem. E também em cima da personalidade da Karol, essa coisa de maquiagem ser uma identidade, isso foi muito baseado na identidade dela".

A ideia de Faces de um Reflexo é fazer uma narrativa visual – ou seja, contar uma história através de imagens – que desconstrói o que conhecemos sobre maquiagem e sobre a própria ideia do que é feminino. Esse discurso combina com o momento da marca, que tem feito um trabalho de inclusão e representação com suas campanhas, além de levantar a discussão sobre representatividade e o que é beleza de verdade. Théo, aliás, vê nessa oportunidade de trabalho também uma maneira de criar coerência entre os discursos:

"O momento que estamos vivendo no mundo é de transformação. É a libertação na criatividade e na identidade das pessoas. Nós temos duas palavras muito faladas agora, essa coisa da liberdade e da igualdade", diz o maquiador. "Essa identidade que a Avon tem é muito real, ela se mantém. O prêmio tem 22 anos e tudo o que a gente faz está dentro do seu DNA, de acessibilidade e qualidade, e essa é a importância para mim, a liberdade e ser alguma coisa autoral e autêntica. Não estamos falando sobre isso porque está na moda. Nós somos isso."

Todas as fotos são duplicadas e expostas frente a frente, como uma forma de conversarem entre si e complementarem umas às outras. Além disso, a escritora e roteirista Fernanda Young dá vida à história contada pelas imagens, relatando o processo criativo e os bastidores desse trabalho.

Os finalistas para este ano já foram anunciados, e enquanto os nervos estão à flor da pele esperando pelos vencedores, que serão anunciados no dia 23 de novembro, Théo explica que o que a marca mais busca são talentos dispostos a saírem do comum. "O conselho é ser autoral. Nós estamos buscando isso e criatividade, estamos buscando artistas na maquiagem. E versatilidade, de saber usar o produto de uma maneira não tão óbvia. A gente busca talento", finaliza.

O 22º Prêmio Avon de Maquiagem acontece no dia 23 de novembro de 2017, em São Paulo, e Faces de um Reflexo será aberta ao público no Parque do Ibirapuera após o evento.