ENTRETENIMENTO

6 questões do Enem 2017 que pegaram os estudantes de surpresa

Da Barbie aos Racionais MC's.

06/11/2017 13:40 -02 | Atualizado 06/11/2017 17:31 -02

Ao todo, 4,3 milhões de candidatos fizeram a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5). Focado em humanidades, o primeiro dia de provas exigiu conhecimentos de história, geografia, filosofia, sociologia e atualidades.

O tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Ele foi considerado difícil e surpreendeu até os professores que trabalharam na preparação de alunos. Para concluir o texto, os candidatos contaram com a ajuda de textos motivadores.

O exame abordou um leque abrangente de temas e exigiu dos candidatos capacidade análise de temas cenários e assuntos como a usina de Belo Monte, a situação da Palestina e o contexto do poder dos EUA após a queda do Muro de Berlim.

O Manifesto Futurista e o Iluminismo apareceram no exame ao lado de questões sobre conceitos filosóficos de nomes como Sócrates e Demócrito. Artistas e personagens icônicos como Frida Khalo, Picasso e James Bond também foram temas da prova.

A seguir, veja 6 questões da primeira etapa do exame que chamaram a atenção dos candidatos e repercutiram nas redes.

1. Racionais MC's

Fim de Semana no Parque, lançada pelos Racionais MC's em 1993, foi tema de uma das questões da seção Linguagens da prova. Os candidatos tiveram que analisar o contexto abordado pela letra da canção para chegar à resposta correta.

2. Maria Bonita e Zuzu Angel

Maria Bonita (1911-1938) apareceu na prova ao lado de Zuzu Angel (1921-1976). Os candidatos tiveram que analisar a relação entre a cangaceira e a estilista num contexto de discussão sobre apropriação cultural de uma coleção que exibia uma roupa com referências ao cangaço.

3. História escravagista do Brasil.

Wikimedia Commons/Museu Afro Brasi

No Enem 2017, os candidatos também tiveram que refletir sobre o passado escravagista do Brasil.

"Teve uma questão com uma imagem de uma ama de leite escrava com uma criança. As alternativas descreviam o que aquela foto mostrava. Escolhi uma que dizia que era a representação das diferenças sociais que marcaram a época no Brasil" — disse Marcos Nascimento, de 21 anos, ao jornal Extra.

4. Gregório Duvivier.

Escrita pelo comediante Gregório Duvivier para a Folha de S. Paulo, a crônica Nuances foi utilizada em uma questão de língua portuguesa. Textos de artistas e escritores como Chico Buarque, Paulo Leminski e Clarice Lispector também estiveram presentes na prova e exigiram dos candidatos boa capacidade de interpretação.

5. Mulheres na política

Outro tema abordado pela prova - e chamou a atenção dos candidatos - foi participação da mulher na política brasileira. Pra lá de atual, o tema exigiu dos estudantes conhecimentos sobre a cota de candidaturas de mulheres para os partidos políticos.

6. Barbie

Violência doméstica, criação de filhos, padrão de beleza e HPV foram também questões de contexto das das famílias brasileiras abordadas pela prova.

A famosa boneca Barbie apareceu em uma questão que tratava sobre o impacto dos brinquedos na vida das crianças. Ela é apontada como figura cuja cintura não é capaz de conter um rim de um ser humano de tamanho natural.

No próximo domingo (12), na segunda etapa do Enem, os candidatos vão resolver as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

7 canais no YouTube que vão te ajudar a se preparar para o Enem