NOTÍCIAS

Membros da equipe de House of Cards acusam Kevin Spacey de assédio: 'Ccomportamento predatório'

Fontes afirmaram à CNN que o ator toca as pessoas sem consenso, faz comentários inadequados e ataca principalmente homens jovens.

03/11/2017 13:36 -02 | Atualizado 03/11/2017 13:41 -02
Adrees Latif / Reuters
"Fiquei em estado de choque", disse um assistente que pediu para não publicar o que aconteceu em seguida por medo de ser identificado.

Um ambiente 'tóxico'.

Essa é a descrição do set de filmagens da série House of Cards. De acordo com novas revelações sobre os casos de assédio que envolvem o ator Kevin Spacey. O protagonista da série é descrito como responsável por ter tornado o local um ambiente de violência.

A CNN ouviu o relato de oito pessoas que trabalham nas gravações da série e todas descreveram o ator como alguém com comportamento "predatório". As fontes afirmaram que o ator toca as pessoas sem consenso, faz comentários inadequados e ataca principalmente homens jovens.

Em depoimento exclusivo à rede norte-americana, um assistente de produção disse que Spacey o assediou em uma tarde na qual o assistente teve que levar o ator a um local fora do set de filmagem. Ele disse que, no carro, o ator colocou a mão na calça do assistente, sem consenso.

"Fiquei em estado de choque", disse. O assistente pediu para não publicar o que aconteceu em seguida por medo de ser identificado.

Eu não tinha dúvida de que aquele tipo de comportamento predatório era uma rotina para ele e que essa minha experiência foi apenas uma de muitas de Kevin.

Outro membro da equipe da série relatou assédios diários. À CNN, o funcionário, que trabalhou na equipe em todas as seis temporadas, disse que todos sabiam que aquele set poderia ser "tóxico" para pessoas mais jovens por causa do ator. Ele disse ainda que Spacey rotineiramente o assediava e o tocava.

"Ele passava a mão em mim em diferentes modos", relatou o funcionário.

Ele vinha e massageava meus ombros por trás e passava as mãos em mim ou tocava minha barriga, algumas vezes de maneira estranha.

O profissional disse que a pior parte é que ele não se sentia confortável o bastante para pedir que o ator parasse com isso. "Essa é pior parte de tudo. Eu amaria poder falar sobre essas coisas e não sentir medo."

Um ex-assistente de câmera da série confirmou o comportamento abusivo do ator no set de filmagens. À CNN, ele disse que todos sabiam e falavam sobre isso. "Todos da equipe comentavam seu comportamento. O pior é que todos nós tivemos que assinar um termo sobre assédio sexual antes de começar a trabalhar e aparentemente [Kevin Space] não teve nada disso", criticou.

O ex-assistente acrescenta que os colegas nunca reclamaram de nada porque tinham medo de perder seus empregos. "Quem iria acreditar nos assistentes? Você simplesmente seria demitido."

Kevin Spacey foi procurado pela reportagem, mas preferiu não comentar.

Outras denúncias e o 'tratamento'

As acusações vão na esteira de três outras denúncias de atores mais novos que acusaram Spacey de assédio sexual nesta semana. A primeira contra o ator foi de Anthony Rapp, que relatou que Spacey chegou a se jogar em seu colo quando tinha apenas 14 anos.

Depois, o ator mexicano Robert Cavazos afirmou que eles tiveram "alguns encontros desagradáveis que estão na beira do que é chamado de assédio."

Na quarta (1º), o cineasta Tony Montana compartilhou outra história de assédio envolvendo Spacey. Em reportagem do site Radar Online, ele contou que foi agarrado pelo ator em um bar de Los Angeles, em 2003. "Ele dizia para eu ir embora com ele, deixar o bar. Ele colocou a mão entre as minhas coxas e segurou meu pênis com força", relatou.

O ator Kevin Spacey agora diz que busca tratamento. "Kevin Spacey está tomando o tempo necessário para buscar avaliação e tratamento. Nenhuma outra informação será fornecida neste momento", disse uma nota enviada pela assessoria do ator, ontem (2), ao The Hollywood Reporter.

Por conta dos últimos escândalos, a Netflix informou que a atual temporada de House of Cards será a última e suspendeu "por tempo indeterminado" as gravações. Já o Emmy, principal prêmio para séries nos EUA, anunciou que retirou a premiação que daria a Spacey neste mês por sua carreira.