NOTÍCIAS

Incêndio é controlado e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros poderá reabrir quarta-feira

68 mil hectares do parque foram atingidos pelas queimadas. Suspeita é que incêndio tenha sido criminoso.

29/10/2017 19:18 -02 | Atualizado 29/10/2017 19:18 -02
Ueslei Marcelino / Reuters
Voluntário ajuda a controlcar incêndio na Chapada dos Veadeiros.

Após sobrevoar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) informou, neste domingo (29), que o incêndio foi controlado e que o parque poderá ser reaberto nesta quarta-feira (1º).

O último levantamento do ICMBio)aponta que 68 mil hectares do parque foram atingidos pelas queimadas, equivalente a 28% de sua área total, que desde 5 de junho passou a ser de 240 mil hectares.As perdas de flora e fauna ainda não foram quantificadas.O instituto estima que algumas partes da vegetação do parque vão demorar mais de um ano para poder se recuperar do incêndio.

O combate ao incêndio contou com 200 brigadistas, além de outras centenas de voluntários e com as chuvas no fim de semana. OICMBio ainda manterá uma equipe na região para monitoramento caso surjam novos focos de queimadas.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito civil para apurar as causas do incêndio.Agentes da Polícia Federal também investigam as origens da maior catástrofe ocorrida no Parque da Chapada, em Goiás.

Com limite de visitação diária de 500 pessoas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, em 2001, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Incêndios Florestais em Portugal