MUNDO

Ex-líderes dos EUA se reúnem para ajudar vítimas de furacões

Ação reuniu Obama, George W. Bush, Bill Clinton, George HW Bush e Jimmy Carter para angariar fundos para as vítimas dos furacões.

22/10/2017 18:50 -02 | Atualizado 22/10/2017 18:58 -02

Os últimos cinco ex- presidentes dos Estados Unidos ainda vivos se reuniram pela primeira vez desde 2013 em um evento musical para arrecadar fundos para as vítimas dos furacões que devastaram as regiões norte-americanas do Texas, Flórida, Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Na noite deste sábado (21), os democratas Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter e os republicanos George H.W. Bush e seu filho George W. Bush se reuniram em uma universidade do Texas, na tentativa de pedir união nacional após os fenômenos naturais.

O show da campanha 'One America Appeal' teve como principal atração a cantora Lady Gaga. "Nada é mais bonito do que todos colocarem suas diferenças de lado para ajudar o próximo diante desta catástrofe", escreveu a cantora.

Segundo o porta-voz de Bush "pai", Jim McGrath, com apoio dos ex-chefes de Estado, o evento arrecadou US$ 31 milhões desde que a campanha começou em 7 de setembro com ajuda de mais de 80 mil doadores que recebem benefício na dedução de impostos. O dinheiro arrecadado com ingressos do show deste sábado também será revertido para ajudar as vítimas.

Poucas horas antes, o presidente Donald Trump gravou uma mensagem em vídeo na qual menciona as críticas que fez aos ex-presidentes.

No entanto, o magnata os chamou de "alguns dos melhores servidores públicos dos Estados Unidos". "Este esforço maravilhoso nos lembra que verdadeiramente somos uma nação perante Deus, todos unidos por nossos valores e dedicação de uns pelos outros", disse Trump.

(Com informações da ANSA)

Furacão Irma chega à Florida