MULHERES

Salto alto e calça jeans: O motivo pelo qual Malala Yousafzai está sendo criticada

Malala pode vestir o que ela quiser. Obrigada.

19/10/2017 11:45 -02 | Atualizado 19/10/2017 12:18 -02
Edgard Garrido / Reuters
A trajetória e a luta de Malala Yousafzai já foi premiada com o Nobel da Paz.

A trajetória e a luta de Malala Yousafzai já foi premiada com o Nobel da Paz. Porém, a garota que é um dos símbolos da defesa dos direitos das mulheres foi alvo de comentários nas redes sociais. O motivo? Usar uma calça jeans e botas de salto durante a sua rotina na universidade de Oxford, no Reino Unido.

Uma imagem dela com as roupas descritas acima foi postada no Facebook pelo site de notícias paquistanês Siasat no último sábado (14). "Yousafzai é vista vestindo uma jaqueta e o tradicional lenço", escreveram", o site escreveu ao publicar a imagem.

O post atraiu mais de 2.000 comentários, entre eles, mensagens preconceituosas e que classificaram as roupas da estudante como "inaceitável".

"Traidora de marca maior. Por que ela deveria ter tanta importância em outro país? Ela sofreu uma lavagem cerebral contra o Paquistão e o Islã. O chamado livro é cheio de material contra o Islã. Que Allah nos salve de nossos inimigos", escreveu um dos usuários ao criticá-la.

"Eu estava pensando em convencer alguém sobre manter nossa cultura viva ao viver no exterior e dar exemplos de Malala, mas acho que não posso fazer isso agora", declarou outro paquistânes.

Em contrapartida, muitas pessoas saíram em defesa da jovem.

"Ela é o verdadeiro futuro do Paquistão. Orgulho de você Malala", defendeu a usuária.

Malala Yousafzai começou seus estudos em filosofia, política e economia na Universidade de Oxford no início de outubro.

Ela e sua família se mudaram para o Reino Unido após a jovem ter sido baleada pelos talibãs em 2012 por defender a educação das meninas. Em 2014, quando tinha apenas 16 anos, Yousafzai tornou-se a pessoa mais nova a ser nomeada e homenageada com o Prêmio Nobel.

E hoje estuda em Oxford. 😎

A vida de Malala em 10 imagens