NOTÍCIAS

Este rapaz deu dicas (muito) úteis de português para o Enem no Twitter

Em apenas 8 tuítes, ele explicou de forma didática algumas regras gramaticais que costumam confundir muitos estudantes.

17/10/2017 13:34 -02 | Atualizado 17/10/2017 13:38 -02
Montagem/Getty Images/Twitter
Neste ano, o Enem será realizada em dois domingos.

Se as regras gramaticais de nossa querida -- mas complicada -- língua portuguesa ainda lhe confundem, esta matéria pode ajudar. Na última segunda-feira (16), o usuário do Twitter Felipe Pacheco dedicou um pouco de seu tempo para dar uma rápida e didática aula de português e as dicas acabaram viralizando na rede social.

As dicas abrangem dúvidas comuns que persistem entre os estudantes que pretendem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, como o uso dos porquês, da crase e a diferença de palavras semelhantes, como "sessão" e "seção".

Neste ano, o Enem será realizada em dois domingos, sendo no dia 5 de novembro, a redação, junto com provas de linguagens, códigos e ciências humanas e, no dia 12 do mesmo mês, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.

Ao HuffPost Brasil, Pacheco confessou que não é professor, e sim publicitário, mas aprendeu estas regras gramaticais com sua mãe, que é jornalista, e resolveu dar as dicas para ajudar uma amiga.

"Na real, decidi [fazer os tuítes] porque uma amiga estava questionando essas regrinhas. Aí falei que era para o Enem, meio que de brincadeira, porque sei que está perto", disse o publicitário, acrescentando que nem imaginava o tamanho da repercussão de suas postagens.

Veja abaixo as dicas de Pacheco que bombaram no Twitter:

Sessão ou seção?

Bem versus bom e mal versus mau:

Ainda se confunde com os porquês?

E o uso da crase:

Dúvida no acento?

E aí, ainda ficou alguma dúvida? O publicitário garantiu que vai dar continuidade às dicas. Então, fiquem de olho!

Professora mostra como tirar nota máxima no Enem