VIRAL

A internet brasileira tem outro mistério a ser resolvido: Qual a cor deste tênis?

Branco e rosa? Verde e cinza? Voltamos a 2015? 😲

13/10/2017 14:44 -03 | Atualizado 13/10/2017 14:45 -03
Reprodução
Qual a cor deste tênis?

Dois anos depois de um vestido dividir a opinião das pessoas em relação a sua cor, a internet está de volta com outra pergunta altamente polêmica. Qual é a cor desses sapatos?

Algumas pessoas acreditam que o tênis tem as cores cinzas e verde piscina, enquanto outras vêem rosa e branco.

E essa dúvida tem deixado muita gente sem paciência...

Alguns chegaram a dizer que as cores mudam a depender do tempo que você gasta olhando para a imagem.

Mas para outros, a dupla de cores é uma só:

A confusão é tanta que as pessoas estão perdendo o limite...

Mas afinal, de que cor é o tênis?

O usuário do Twitter @dolansmalik explicou uma teoria sobre por que os sapatos parecem de cores diferentes para algumas pessoas:

"O tênis de verdade é rosa e branco", escreveu no Twitter. "A segunda foto foi feita com o flash e escureceu, então parece cor-de-rosa e cinza. (depende da iluminação em que você esteja) ".

Bevil Conway é um pesquisador do National Eye Institute. Ele contribuiu para um estudo sobre as diferenças na percepção de cores durante a famosa controvérsia do vestido há dois anos. Agora, ele explica o caso dos sapatos.

Em entrevista ao HuffPost US, ele argumenta como a nossa visão pode "brincar" conosco.

"Isso está relacionado a questões de constância de cores", explicou. "Basicamente, seu sistema visual está constantemente tentando uma corrigir as cores das imagens projetadas na retina, para assim remover a contaminação de cores introduzida pelo viés espectral na fonte de luz".

Conway explicou como e por que algumas pessoas vêem verde nos sapatos, enquanto outras vêem o rosa.

"Na fotografia que foi manipulada, há uma grande parte de verdes-azuis sobre toda a imagem. Quando você olha pela primeira vez, depois de ter analisado a versão rosa, seu sistema visual ainda está adaptado às condições de iluminação da versão rosa e então você vê a verde-azul na outra versão, e você atribui isso ao próprio sapato", explica. "Mas depois de um tempo, seu sistema visual se adapta ao verde-azul em toda essa imagem e interpreta-a como parte da fonte de luz, eventualmente descontando e restaurando o sapato para a versão rosa original."

Ele disse que há algumas pistas que as pessoas podem procurar para ver a cor da luz na fotografia, olhando os cadarços dos tênis.

"Todo mundo tem uma crença muito forte de que os cadarços são brancos. Então, quando o seu sistema visual vê a fotografia manipulada, onde os laços de sapato são uma turquesa estranha, ele subtrai essa cor do resto da cena, restaurando a tela do sapato para rosa", disse Conway.

Ele acrescentou: "Na fotografia original, a mão humana é claramente uma cor de pele branca comum, enquanto na outra fotografia é claramente estranha. Então, quando seu sistema visual vê a mão estranhamente iluminada, isso diz ao seu cérebro: "espere, a cor da luz deve ser meio engraçada, vamos consertar!"

A incapacidade das pessoas para verem certas cores dos sapatos é muito parecida com o caso do "vestido", disse Conway, porque há "alguma ambiguidade sobre as pistas para a cor da luz".

"Parece que algumas pessoas são pessoas de 'grande imagem', que avaliam a cor da luz, olhando para toda a cena, e outras pessoas são pessoas de 'imagem pequena', que têm um ponto de ajuste interno bastante forte sobre a cor de luz", explicou.

E então, mistério resolvido? ☺