MULHERES

30 fotos maravilhosas que revelam o quão mágico é o papel das doulas em um parto

Elas fazem tudo, desde partos em casa até prestar apoio às mães que têm seus bebês por cesárea.

13/10/2017 14:24 -03 | Atualizado 14/10/2017 17:16 -03

A obstetrícia é um termo amplo que significa muitas coisas em muitos tipos de prática obstétrica pelo mundo afora. Neste meio, as doulas podem ter formações profissionais diferentes e trabalhar em ambientes muito diversos, desde a casa das gestantes até hospitais enormes.

Mas o modelo clássico de atendimento obstétrico se baseia na mesma visão de que o parto é uma parceria entre a mãe e a doula que a ajuda a dar à luz, e que aguardar e acompanhar o parto com atenção pode ser tão importante quanto intervir quando surgem complicações. Às vezes isso significa ajudar uma mulher a ter parto vaginal sem analgesia, se é isso que ela quer; outras vezes significa segurar a mão da mãe enquanto um obstetra a submete a cesárea.

Procuramos a Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Partos (IAPBP) e pedimos a seus membros que nos cedessem algumas de suas imagens favoritas de doulas em ação. E os momentos que eles captaram são pura magia.

  • 1
    Emily Frigo
    "Vemos no segundo plano os materiais usados por esta doula em seu trabalho, mas ela os deixou de lado nesse momento. Sua atenção estava voltada a dar apoio físico e emocional."
  • 2
    Snap Life Photography
    "Após uma troca de planos de último instante, de parto em casa para parto no hospital devido à hipertensão da paciente, esta doula viveu um momento inesquecível, ajudando seu primeiro neto a vir ao mundo!"
  • 3
    TC Birth Photographer
    "Foi uma alegria tão grande para esta mamãe quando ela soube que ia criar seu terceiro menino. Ela deu à luz a seu bebê em casa, na presença de duas parteiras que já fazem quase parte da família. Elas a acompanharam em dois de seus três partos."
  • 4
    Eva Diana Photography
    "As doulas são as melhores do mundo na hora de dar apoio emocional"
  • 5
    Sarah Lewis Photography
    "A parteira está orientando esta mãe de primeira viagem na última parte da transição. Ela conheceu seu bebê cara a cara menos de uma hora mais tarde."
  • 6
    Danielle Reeder Photography
    "Entre perninhas entrelaçadas, a doula ajuda esta mamãe a dar de mamar a seus gêmeos recém-nascidos."
  • 7
    Under My Heart
    "Este bebê estava sentado, mesmo depois de muitos esforços para fazê-lo virar. Por causa do risco, a mãe não pôde dar à luz no centro de partos que tinha sido sua primeira opção, mas mesmo assim a parteira fez parte da equipe obstétrica que realizou o parto e a acompanhou na sala de cirurgia."
  • 8
    Danica Donnelly
    "Esta mamãe de primeira viagem não podia estar mais feliz e orgulhosa ao conhecer seu bebê. A doula do hospital sabia que aquele momento significaria tanto para os pais, então fez questão de deixar que eles olhassem longamente para o rosto de seu bebê."
  • 9
    Jessica Worland
    "Depois de passar por tratamento por um câncer de mama, os médicos tinham dito a esta mãe que ela não poderia ter filhos. Ela surpreendeu a todos com seu bebê milagre. Ela me disse: 'A parteira me deu apoio incrível quando meu bebê milagre nasceu. Ela sabia o que eu precisava em cada etapa e momento do processo de parto."
  • 10
    Cincy Birth Stories
    "A mãe, à direita, estava tendo um parto difícil. Estava exausta e resolveu que queria uma anestesia epidural. A parteira a orientou carinhosamente a cada passo e lhe deu a autoconfiança que a mãe precisava para trazer seu bebê ao mundo."
  • 11
    Kimberly Hammond Photography
    "Aqui a parteira faz massagem para encorajar o bebê a sair da posição de cabeça para baixo, mas virado para cima, enquanto a mãe passa pela transição."
  • 12
    Coastal Lifestyles Photography
    "Sou abençoado por pode trabalhar com muitas parteiras. Sempre me espanta a flexibilidade delas e sua disposição de adaptar-se a qualquer mudança durante o processo do parto. Esta mãe de primeira viagem pretendia ter seu bebê no hospital, mas o parto avançou mais rápido que o previsto e sua equipe obstétrica resolveu que seria melhor montar uma sala de parto improvisada em sua casa. As parteiras ajudaram a mãe a dar à luz a uma linda menininha em seu próprio quarto."
  • 13
    Nicole Taylor Photography
    "Depois de passar por duas cesáreas traumáticas, minha cliente contratou uma equipe de doulas para ajudar no parto de seu terceiro filho. Com a orientação e ajuda delas, esta mãe pôde ter um parto normal."
  • 14
    Rachel Utain-Evans Photography
    "Esta mãe pretendia ter seu filho em casa, mas optou pelo parto induzido em um hospital devido a problemas médicos que surgiram durante a gravidez. A parteira que a acompanharia em casa e a parteira do hospital ficaram juntas a seu lado durante o parto, para lhe dar todo o apoio."
  • 15
    Hefferlit Photography
    "Aqui a parteira está ajudando o recém-nascido a agarrar o mamilo na boca. Esta mãe queria dar à luz em casa, mas precisou ser transferida ao hospital porque o trabalho de parto não estava avançando bem. A doula não saiu de seu lado em momento algum. Esta imagem foi feita depois de elas terem estado juntas ao longo de 30 horas de trabalho de parto.​"
  • 16
    Monet Nicole
    "Apoio!"
  • 17
    Sacred Spaces Birth Support and Photography
    "A mãe, o pai e a parteira estão rindo porque a mãe deu à luz antes mesmo de chegar à sala de parto. Ela sonhava com um parto sereno e tranquilo, mas acabou dando à luz numa mesinha numa sala de exames. Naquele momento, a única coisa que a pessoa pode fazer, como doula, é dar apoio à sua paciente."
  • 18
    Lifetime of Clicks
    "Esta imagem mostra uma de minhas parteiras favoritas. Ela está ajudando a mãe em uma das últimas transições. Como você pode fazer, ela está calma e 100% engajada com a mãe."
  • 19
    Life Diagrams Photography
    "Esta doula está anotando os intervalos entre contrações durante um parto em casa."
  • 20
    Heras Gift
    "Esta mãe deu à luz a seu segundo filho após um trabalho de parto rápido. Sob o olhar dos pais, a parteira tira o bebê da banheira onde o parto aconteceu."
  • 21
    Hefferlit Photography
    "Esta parteira examina um garotinho recém-nascido para fazer as verificações habituais. Ela o tratou com tanta suavidade que ele dormiu durante o exame. Como o parto aconteceu em casa, o exame foi feito em cima da cama dos pais. Vemos o pai acariciando suavemente a cabeça do nenê." ​
  • 22
    Benzel Photography
    "As parteiras dão um apoio crucial durante o trabalho de parto."
  • 23
    Speaking of Birth
    "Esta foto é da fase do pós-parto de um parto realizado em casa e mostra algo que as doulas fazem muito bem: ouvir. Uma mãe precisa ser ouvida, e às vezes o segredo de uma parteira é o fato de ela tirar o tempo necessário para ouvir."
  • 24
    Traci Huffman Photography
    "Este foi um parto incrível. A mãe fez um trabalho maravilhoso com a ajuda de seu marido, da doula e de uma parteira fantástica num centro de partos. Ela até ajudou a puxar seu próprio bebê para fora!"
  • 25
    Yamile Branch Photography
    "Foi um trabalho de equipe incrível dessas parteiras, dando apoio de pressão nas costas e procurando mudar a posição do bebê, usando técnicas de massagem com a ajuda de rebozo (um xale especial), ao mesmo tempo em que a doula dá apoio e conforto emocional."
  • 26
    Christina Hodgen
    "Esta foto foi feita em um parto que se prolongou por muito tempo, e a doula tinha tido um dia especialmente agitado. Já passava das 3h da manhã quando o bebê nasceu, mas a parteira deu apoio constante da maneira mais calma e tranquilizadora."
  • 27
    Impressions By Emily Nicole
    "Examinando o recém-nascido para checar se está tudo bem."
  • 28
    Renate van Lith
    "Em nosso pequeno país (sou holandesa), dar à luz em casa é muito normal. Após um parto, esta doula foi para a cozinha com sua assistente para dar o café da manhã à garota que acaba de ganhar um irmãozinho, enquanto elas cuidam da documentação final e descansam um pouco depois de um trabalho árduo."
  • 29
    Leyla Brooke
    "Esta mãe tinha tido um primeiro trabalho de parto difícil que acabara com uma cesariana de emergência. Em seu segundo trabalho de parto, a parteira exerceu papel crucial, aliviando os receios que ela tinha devido ao parto anterior."
  • 30
    Cat McAteer Photography
    "As consultas de pós-parto podem ser muito mais que um checape. No caso desta clínica, elas incluem um sorriso grande, um abraço apertado e um lanche saudável – talvez até uma carona para uma aula de maternagem."

58 fotos da ligação entre mulheres parindo e doulas