MULHERES

6 coisas bizarras que acontecem com seu corpo durante a menstruação

Como se esse período do mês já não fosse suficientemente incômodo.

10/10/2017 16:07 -03 | Atualizado 10/10/2017 16:07 -03
martin-dm via Getty Images
Aqui estão algumas mudanças que sua menstruação pode provocar em outras partes do corpo.

Vamos falar sobre menstruação.

Para muitas mulheres, cólicas e inchaço são apenas a ponta do iceberg quando se trata de efeitos colaterais. Acontece que nosso ciclo mensal pode provocar todos os tipos de mudanças em nosso corpo ― algumas das quais você talvez nem saiba que estão ocorrendo.

Aqui estão algumas mudanças que sua menstruação pode provocar em outras partes do corpo:

1. Sua voz muda

Um estudo recente revelou que mulheres que não estão usando algum tipo de contraceptivo hormonal podem sentir algumas leves flutuações na voz, com o tom se tornando um pouco mais baixo. Isso é provavelmente devido a mudanças nos hormônios sexuais que ocorrem naturalmente perto da época da menstruação. Mas não há nada com que se preocupar.

"Provavelmente, algumas mulheres, como cantoras profissionais, percebem que sua capacidade para alcançar notas mais altas, por exemplo, é diferente em diferentes partes do ciclo, e essas mudanças são normais", disse a autora do estudo, Irena Pavela Banai, da Universidade de Zadar, em entrevista ao site de psicologia PsyPost.

2. Sua boca ou mandíbula podem doer

Especialistas dizem que mudanças hormonais que ocorrem no corpo perto do ciclo menstrual provocam problemas como inflamação das gengivas ou dentes sensíveis.

Também pode haver desconforto na mandíbula. Embora exista pouca pesquisa sobre o assunto, mulheres com disfunção da articulação temporomandibular (ATM) relatam que o problema piora durante a menstruação. Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais também podem apresentar ATM, segundo a Cleveland Clinic. A razão é que o método contraceptivo diminui o nível natural de estrogênio produzido pelo corpo, e a menor quantidade do hormônio está associada com o desconforto na mandíbula.

3. Sua tolerância à dor despenca

Você já se perguntou por que aquelas cólicas simplesmente parecem impossíveis de aguentar ou por que se sente extra sensível a dores de cabeça e enxaquecas? Culpa da menstruação. Especialistas afirmam que essa época do mês pode deixá-la mais sensível à dor. Isso é especialmente verdadeiro para a maioria das pessoas que sofrem de enxaqueca, que relatam notar um aumento da dor só de um lado da cabeça no período da menstruação", segundo o site Health.

4. Suas idas ao banheiro podem aumentar

Provavelmente não é segredo que a frequência com a qual você defeca dispara quando está menstruada. Isso porque os agentes químicos dos quais seu corpo precisa para se contrair e expelir o revestimento do útero podem levar a contrações semelhantes no intestino. Não apenas isso, o hormônio progesterona, que é constipante, diminui durante o ciclo menstrual, provocando um efeito laxante.

5. Você pode ficar um pouco mais desajeitada

Se você não for um exemplo de graciosidade durante seu ciclo menstrual, não se desespere. Sua menstruação pode deixá-la um pouco mais propensa a acidentes, segundo médicos. Isso seria explicado pelo aumento da fadiga, bem como uma retenção de fluidos que poderia afetar o cérebro (o que, por sua vez, pode interferir em seu equilíbrio).

6. Seu sono é interrompido

Um repouso de qualidade também pode ser difícil durante a menstruação. Várias coisas podem explicar a mudança, como cólicas, dores de cabeça, náusea e um excesso de problemas relacionados ao humor que normalmente ocorrem durante a menstruação. Dados da Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, mostram que 23% das mulheres dizem que o sono se torna irregular uma semana antes da menstruação, e 30% por cento relatam perder o sono durante o ciclo menstrual.

Saber nunca é demais!

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

Mulher menstruação