ENTRETENIMENTO

'Manifesto', o filme em que Cate Blanchett interpreta TREZE personagens

Produção que percorreu museus ao redor do mundo chega aos cinemas no dia 26 de outubro

30/09/2017 15:01 -03 | Atualizado 30/09/2017 15:08 -03

É isso mesmo o que você leu no título.

Nesta semana foi divulgado o trailer de Manifesto, filme no qual a camaleônica Cate Blanchett interpreta 13 personagens e apresenta 13 monólogos sobre arte no século 21.

Divulgação

Dirigido por Julian Rosefeldt, Manifesto é uma obra conceitual em que a atriz australiana representa arquétipos e discursa sobre temas como ficção, reprodução e originalidade.

Assista ao trailer no player abaixo:

Como a prévia em vídeo aponta aponta, Manifesto pode ser considerada uma MasterClass de artes cênicas de Cate, atriz com duas estatuetas do Oscar no currículo.

A obra é inspirada em produções experimentais como Dogma 95, encabeçada pelo cineasta Lars von Trier (Dogville), e foi exibida pela primeira vez em 2015 na Alemanha sob a forma de instalação artística. Depois percorreu por diferentes museus nos EUA.

Adaptado para a telona, o filme foi recebido com entusiasmo nos Festivais de Sundance e Roterdã no início de 2017. O The New York Times não economizou nos elogios:

"Manifesto é um exercício intelectual muito elaborado, imaculado em cada detalhe técnico (...) O trabalho de Blanchett é apropriadamente cerebral (...) As perfomances virtusoas são propositalmente conscientes de si mesmas. Como exame astuto e crítico da história política e da arte e suas diversas interações ao longo do século 20, Manifesto é um tanto espirituoso e provocativo. Não é, no entanto, um filme para pessoas que procuram um enredo."

Manifesto estreia nos cinemas brasileiros no dia 26 de outubro.

Antes de estrear em circuito nacional, o longa será exibido dentro da seleção oficial do Festival do Rio, que acontece entre os dias 5 e 15 de outubro.

35 fotos impressionantes tiradas por mulheres ao longo da história