MULHERES

Para Andy Murray, as 'mulheres tenistas fazem os mesmos sacrifícios que os homens'

O ás do tênis escreveu um ensaio para a BBC sobre a importância da igualdade das mulheres.

22/09/2017 11:36 -03 | Atualizado 22/09/2017 11:36 -03
ADRIAN DENNIS via Getty Images
A reação de Andy Murray ao conquistar um ponto no sétimo dia do Campeonato de Wimbledon, em 10 de julho.

Andy Murray pode não ter se proposto a ser porta-voz da paridade entre mulheres e homens, mas evidentemente não se incomoda nem um pouco em assumir esse papel.

Na segunda-feira o tenista britânico publicou um ensaio na BBC Magazine sobre a importância da igualdade de gênero no tênis e em todos os esportes. Murray vem se manifestando em defesa das mulheres no tênis há anos, regularmente criticando perguntas sexistas feitas por jornalistas.

Ele escreveu que muitas pessoas se surpreenderam quando ele escolheu trabalhar como Amelie Mauresmo, ex-tenista profissional francesa que foi sua treinadora entre 2014 e 2016. Murray disse que, durante o período que trabalhou com Mauresmo, percebeu que o sexismo era grande responsável pelo modo como ela era tratada diariamente.

Desde então, escreveu, ele passou a achar difícil não se manifestar em favor da igualdade de gênero.

"Já me perguntaram sobre a igualdade de gênero. Eu acharia difícil olhar nos olhos de qualquer uma das maiores tenistas mulheres se não dissesse o que realmente penso", ele escreveu. "As pessoas muitas vezes subestimam o esforço necessário para alguém se tornar tenista de alto nível. E essa ética de trabalho é a mesma para um homem ou uma mulher."

Murray disse que as atletas mulheres fazem os mesmos sacrifícios e treinam tanto quanto os homens.

"Qualquer pessoa que já tenha passado tempo com qualquer uma das maiores tenistas saberão que elas fazem os mesmos sacrifícios e são tão perseverantes e determinadas a vencer quanto qualquer um dos maiores tenistas homens do circuito", ele escreveu.

Murray encerrou em tom positivo, escrevendo que hoje o esporte tem mais exemplos femininos a seguir e mais comentaristas mulheres do que nunca: "As coisas estão avançando em sentido positivo, e estou animado em relação a um futuro em que as condições podem ser iguais para todos."

Leia o texto completo de Andy Murray na BBC.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

Fotos de meninas esportistas sendo completamente f*donas