MUNDO

Os melhores lugares do mundo para morar, de acordo com expatriados

Expatriados dizem que esses são os lugares onde vida profissional, finanças e felicidade atingem seu auge.

11/09/2017 20:07 -03 | Atualizado 11/09/2017 20:18 -03
SeanPavonePhoto via Getty Images
Portugal ficou em quinto lugar numa pesquisa recente sobre os melhores países para morar.

Morar no exterior é o sonho de muitos viajantes. Se você precisa de ideias de lugares para fazer as malas e se jogar, essa pesquisa pode te ajudar.

A InterNations, uma rede global que ajuda expatriados a se conectarem, acaba de publicar sua Pesquisa Anual de Membros Expatriados, que destaca os melhores países para trabalhar e morar. A empresa pesquisou mais de 12.500 expatriados em 188 países para classificar suas novas residências em cinco categorias: qualidade de vida, facilidade de se estabelecer, trabalho, vida familiar e finanças pessoais. Os entrevistados avaliaram os novos países em que vivem em mais de 43 fatores específicos, como por exemplo a facilidade de fazer novos amigos.

O ranking global pode te surpreender: os entrevistados elegeram Barém (no Golfo Pérsico) o melhor lugar, por sua receptividade com os expatriados e a facilidade de socialização, mesmo que você fale apenas inglês. Costa Rica foi o segundo colocado, com um grande salto em relação aos anos anteriores na categoria finanças pessoais. Em terceiro lugar, o México continua favorito dos participantes de diversos lugares.

É claro que outras fontes podem mostrar opiniões diferentes sobre onde as pessoas desejam viver, mas esse já é um bom começo. De acordo com a InterNations, os 10 melhores lugares para se viver em 2017 são:

  • 10 Espanha
    SeanPavonePhoto via Getty Images
    A Espanha foi bem avaliada por sua variedade de atividades recreativas. Nove em dez entrevistados relataram estar satisfeitos com a vida em aspectos gerais nesse país.
  • 9 Singapura
    lena_serditova via Getty Images
    Os expatriados dizem sentir-se muito seguros em Singapura e que é extremamente fácil encontrar educação de qualidade para seus filhos.
  • 8 Colômbia
    garytog via Getty Images
    Segurança pode ser uma preocupação em algumas regiões, mas, no geral, colombianos "são muito receptivos", como disse um dos expatriados. Os participantes da pesquisa disseram que é fácil adaptar-se ao país.
  • 7 Malta
    ZoltanGabor via Getty Images
    Malta obteve altas pontuações nas categorias trabalho e estabilidade no emprego, apesar de os expatriados dizerem que tendem a receber salários mais baixos nessa nação do que em empregos similares em seus países de origem.
  • 6 Nova Zelândia
    wnjay_wootthisak via Getty Images
    Nova Zelândia obteve alta pontuação por bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Os expatriados tendem a trabalhar menos horas por semana do que em seus países de origem.
  • 5 Portugal
    SeanPavonePhoto via Getty Images
    Os expatriados dizem sentir-se muito acolhidos em Portugal. 93% diz estar satisfeito com suas vidas em terras portuguesas.
  • 4 Taiwan
    fazon1 via Getty Images
    Taiwan atingiu o topo nas subcategorias "saúde" e "bem-estar", já que expatriados sentem-se mais satisfeitos com a qualidade da assistência médica aqui do que em qualquer outro lugar da pesquisa.
  • 3 México
    ferrantraite via Getty Images
    Clima agradável, pessoas amigáveis e baixo custo de vida colocaram o México nos top 3, apesar de suas avaliações sobre segurança e saúde ficarem abaixo do ideal.
  • 2 Costa Rica
    Getty Images
    Costa Rica ficou em primeiro lugar na subcategoria "fazer amizades". 48% dos expatriados dizem que conseguem se ver morando no país para sempre.
  • 1 Barém
    typhoonski via Getty Images
    Recentemente, Barém tem recebido investigações por tratamento severo de pessoas locais que se opõem às visões políticas governamentais. Apesar disso, os expatriados dizem sentir-se em casa, já que o caldeirão cultural do país o torna um lugar vibrante para morar e trabalhar.

LEIA MAIS:

- 5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

- Como morar fora de graça apenas cuidando da casa de alguém

ONU: Os 20 países mais felizes do mundo