ENTRETENIMENTO

Fernanda Montenegro, Otávio Müller e os bastidores do quadro 'Nelson - Por Ele Mesmo'

Em projeto exibido no 'Fantástico', atores revivem crônicas de Nelson Rodrigues.

09/09/2017 19:41 -03 | Atualizado 10/09/2017 15:28 -03

Globo/Estevam Avellar

Futebol, adultério, amor e morte. Esses são alguns dos temas que Fernanda Montenegro traz à tona nas leituras de textos de Nelson Rodrigues que faz por todo o Brasil

Desde o último domingo (3), o projeto teatral com quatro anos de existência migrou dos palcos para TV com a estreia no Fantástico do quadro "Nelson – Por Ele Mesmo".

No projeto, a dama da TV, cinema e teatro orienta a interpretação de Otávio Müller, que assume a persona do escritor, dramaturgo e jornalista morto em 1980.

Os textos que o público acompanha foram adaptados por Geraldo Carneiro do livro Nelson Rodrigues – Por Ele Mesmo, que por sua vez foi organizado por Sônia Rodrigues, filha do escritor.

Em encontro com a imprensa no Rio, Fernanda fez questão de negar o título de diretora do quadro. "Não houve direção e sim conversas em torno de Nelson", disse.

Para a alegria do público, essas conversas não ficaram no plano dos bastidores. Isso porque o projeto combina ficção e documentário.

Foram duas equipes trabalhando simultaneamente no set de filmagem. Enquanto uma gravava o trabalho de Müller, a outra focava em Fernanda e suas intervenções.

Durante dois dias de gravações, as câmeras registraram ainda conversas e reflexões da dupla de atores fora dos palcos. Para completar a mistura entre material ficcional e documental, o quadro traz ainda imagens raras do escritor cedidas pela família.

Globo/Estevam Avellar

O cenário do quadro é minimalista e reproduz também as escolhas da atriz. Há uma mesa, cadeira, máquina de escrever, telefone e um cinzeiro.

Fernanda contou que não sabia que as conversas de bastidores apareceriam no produto final, que batizou de "crônica reportagem", e ficou surpresa com o trabalho da equipe.

Quem assina a direção projeto é João Jardim. A direção artística é de Rafael Dragaud. Walter Carvalho (Central do Brasil) é o responsável pela direção de fotografia.

É difícil pensar em uma personalidade mais gabaritada que Fernanda Montenegro para falar sobre Nelson Rodrigues em rede nacional.

O contato da atriz com o sujeito "condenado a escrever sobre o homem brasileiro" vai muito além da leitura de crônicas no teatro.

Além de conviver com Nelson, ela trabalhou com o dramaturgo na década de 1960. Foram duas novelas, o filme A Falecida e a peça O Beijo no Asfalto.

"O Nelson, quando vivo, do ponto de vista da dramaturgia, era totalmente desacreditado. Depois que ele morreu, começou a ter um acerto de contas com esse extraordinário novelista brasileiro", disse a atriz.

Divido em seis episódios, Nelson - Por Ele Mesmo vai ao ar aos domingos dentro do Fantástico.

O repórter viajou para o Rio de Janeiro a convite da TV Globo.

-EIA MAIS:

- Agora na Universidade de Copenhague existe um curso chamado 'Beyoncé, Gênero e Raça'

- Ela não para: Invadimos a gravação do novo clipe de Pabllo Vittar, 'Corpo Sensual'

5 novos livros para pensar sobre as condições do negro no Brasil