COMPORTAMENTO

Os desenhos de uma artista que canalizam exatamente o que significa viver com depressão

As obras são poderosas.

28/08/2017 08:00 -03 | Atualizado 28/08/2017 08:00 -03

A artista DestinyBlue tem enfrentado problemas de saúde mental ao longo da vida. Começou com ansiedade, depois depressão e pensamentos suicidas.

DestinyBlue

Nesses altos e baixos, Blue – como é chamada pelos fãs – recorreu à arte como forma de expressar suas dores, medos e outros pensamentos e sentimentos difíceis. Residente em East London, ela conta hoje com um grande número de seguidores no site DevianArt, onde publica desenhos coloridos, imaginativos e profundamente emotivos.

DestinyBlue
DestinyBlue

"Não venho de uma família expressiva, e eu vivia com muitas coisas dentro de mim – coisas que eu não entendia. Pensamentos, sentimentos e emoções marchando através do meu corpo como um exército invasor", disse Blue ao HuffPost. "Precisava de um jeito de processar e desabafar, e o desenho me proporcionou um modo de me livrar das amarras na tela."

DestinyBlue

Durante muitos anos, Blue não percebeu que o que vivia era causado por um problema de saúde mental.

"Levei bastante tempo para ver que estava mentalmente doente, não simplesmente preguiçosa, triste ou com baixa autoestima", explica. "Durante anos eu pude funcionar bem o bastante para parecer que estava ok, mas dentro de mim o vermelho cegante da ansiedade me queimava, e o cinza estático da depressão me desconectava."

DestinyBlue

Num post em sua página DeviantArt, Blue se abriu a respeito do caráter incapacitante da depressão e da ansiedade.

"Não que eu não pudesse me sentir feliz. Não era só a tristeza em si. Eu realmente me sentia triste, mas a crueldade da depressão é que ela transforma o processo de viver num tormento", escreveu. "É como caminhar sobre um chão de melaço espesso: cada movimento que você faz é resistido e puxado de volta pelo líquido pegajoso. Sufocante e exaustivo. Mesmo quando não tem mais energia, você precisa continuar caminhando."

DestinyBlue

Ela tinha dificuldade de realizar tarefas cotidianas, como lavar a roupa, que pareciam intransponíveis sob o nevoeiro da depressão.

"Lavar minhas roupas era algo gigantesco. Precisava de muita energia só para pensar nisso", prosseguiu. "Eu podia lavar minhas roupas, mas daí teria que pegar as peças sujas, levá-las até a máquina, abrir a tampa, colocá-las lá dentro, fechar a tampa, abrir o frasco do sabão e botar o sabão na máquina. Era muito para mim. Então as roupas continuavam lá, jogadas."

A experiência descrita por Blue é comum entre os que têm depressão. As atividades rotineiras parecem esmagadoras. O transtorno também pode provocar uma perda geral de motivação e um comportamento de fuga das atividades sociais. Somados a isso, sintomas físicos como dores de cabeça e dificuldade de dormir tornam a depressão debilitante para muita gente.

Quanto à ansiedade de Blue, ela a compara com a sensação que temos quando estamos sentados e inclinamos muito a cadeira para trás, deixando-a prestes a virar.

"Esse sobressalto de pânico dentro do peito, esse pico de meio segundo que faz você arremessar as mãos pra frente e segurar a mesa para se estabilizar...", escreveu. "Esse momento 'ai, mer**'. É isso. Só que não durou meio segundo, nem um minuto. Durou anos."

DestinyBlue

Em 2015, quando começou a ter alucinações e delírios, Blue foi internada num hospital psiquiátrico durante um mês para lidar com a psicose. Desde então, tem tido dias bons e ruins, mas se concentra no tratamento e no controle dos sintomas.

"A arte teve um papel essencial nisso como terapia", afirma.

DestinyBlue
DestinyBlue

Blue espera que suas obras façam uma conexão com outras pessoas que também lidam com transtornos mentais.

"Quero que elas saibam que há uma esperança, que não estão sozinhas, que existe alguém que entende o quanto esse caminho é duro e o quanto elas são fortes por seguirem em frente", diz.

Confira abaixo outros desenhos tocantes de Blue. Para saber mais, siga a artista em DeviantArt, Facebook, Instagram e Twitter. Você pode pedir impressões de suas obras através da loja on-line.

DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue
DestinyBlue

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 12 celebridades jogam a real sobre o poder da terapia

- A brilhante resposta do CEO à funcionária que pediu folga para cuidar de sua saúde mental

Ansiedade e depressão, em quadrinhos