ENTRETENIMENTO

Como Lázaro Ramos quer usar a internet e a criatividade do público para contar boas histórias na TV

'Lazinho com Você' estreia em dezembro na TV, mas a experiência do programa já começou na web.

24/08/2017 11:02 -03 | Atualizado 24/08/2017 11:25 -03
Fábio Rocha/Gshow
"Minha expectativa é ser uma boa companhia para as pessoas em casa."

Lázaro Ramos não para. Ator, produtor, escritor e apresentador, o baiano assume em dezembro o comando de uma nova atração na TV, dessa vez na grade da Globo.

Batizado de Lazinho com Você, o programa dominical promete contar boas histórias com a ajuda do público em casa. A premissa é simples, mas a estrutura é um tanto complexa.

Isso porque a experiência do programa já começou na internet. Por meio das redes sociais e de um site colaborativo, qualquer brasileiro com acesso à internet pode colaborar.

Ao acessar o endereço lazinhocomvoce.com.br, a pessoa é convidada a fazer um cadastro para, na sequência, postar ou fazer download de materiais disponíveis ou ainda repostar materiais remixados.

Nessa plataforma, o público também vai se deparar também com desafios criativos em forma de perguntas. A criatividade do público será o combustível do programa na TV.

É possível colaborar em 5 categorias: texto, áudio, imagem, vídeo ou experimentação.

Criatividade é uma das palavras-chave da atração que, por meio da tecnologia, se propõe a conectar indivíduos e ouvir novas vozes em todo o Brasil.

"As pessoas hoje veem o que elas quiserem no tempo que preferirem. A gente queria trazer essa percepção para a TV e criar uma experiência que é mais longa e se realiza em todos os lugares", explica Lázaro Ramos.

Segundo o apresentador, Lazinho com Você combina formatos distintos a fim de contar boas histórias.

"É uma experiência que tem a ver com um programa de TV e também com a experiência da internet. Mas é, essencialmente, um projeto de aproximação, onde o humor e a inteligência do brasileiro são destaque".

Fábio Rocha/Gshow
Lázaro Ramos e a equipe de 'Lazinho com Você'.

Em entrevista coletiva no Rio, o ator contou que o projeto nasceu há três anos.

Inicialmente, a intenção era ir para as ruas e contar a história de vida das pessoas. Depois de uma conversa com diretor Rafael Dragaud, Lázaro percebeu que a atração se tornaria mais rica se desse espaço para a comunicação efervescente que ocorre na internet.

"Lazinho com Você não é um programa de TV, não é uma plataforma, nem um meme numa rede social. Ele é tudo isso, que estamos chamando de experiência. A gente não quer um programa sobre tecnologia, a gente quer um programa sobre pessoas. Estamos trilhando o caminho da digitalidade pra chegar na humanidade", afirma Dragaud.

Segundo o diretor, o formato do programa – inédito na história da Globo – é uma grande aposta em que os envolvidos ainda não sabem exatamente onde vai chegar. No entanto, estão todos confiantes na disposição e invcentividade dos brasileiros.

"Quando chegarmos à TV, teremos um material também novo e exclusivo para exibir. Assim, a experiência da internet terá as características da internet, e o que for ao ar na TV terá as características de um programa de TV", explica.

Em Lazinho com Você, as colaborações coletivas devem conduzir o apresentador por diferentes caminhos, de entrevistas a esquetes, passando por viagens e perfis de de brasileiros de Norte a Sul do País.

Em um ação até então inédita na história TV brasileira, os autores das criações que estiverem mais alinhadas com as pautas do programa serão convidados a participar de uma área especial, onde vão trocar ideias diretamente com a equipe criativa da atração.

De acordo com o Dragaud, todas as propostas que surgirem na plataforma do programa e forem exibidas na TV serão creditadas e remuneradas (em um sistema ainda indefinido).

"A gente não quer um programa sobre tecnologia, a gente quer um programa sobre pessoas. Estamos trilhando o caminho da digitalidade pra chegar na humanidade", afirma o diretor.

Se por um lado existe um equipe com ambiciosa a fim de trazer algo inovador para as tardes de domingo na TV, por outro há um Lázaro Ramos multitarefa, mas com os dois pés no chão. "Minha expectativa é ser uma boa companhia para as pessoas em casa", revela o apresentador.

Talvez a receita do sucesso esteja nessa combinação. É esperar para ver.