COMPORTAMENTO

Se você gosta da sua comissária de bordo, não peça refrigerante diet

Elas servem com prazer, mas precisam fazer um esforço extra.

28/08/2017 14:45 -03 | Atualizado 28/08/2017 14:46 -03

Você pode achar que todas as bebidas de avião são igualmente ruins, mas na verdade uma delas especialmente irrita a tripulação.

É difícil servir Coca diet na aeronave porque ela faz mais espuma que os refrigerantes normais, segundo um post recente no blog These Gold Wings, escrito por comissários de bordo.

Checamos com outros tripulantes, que confirmaram a história. Entre eles estava Heather Poole, que escreveu um artigo a respeito do tema em 2012, para o site Mental Floss.

"[Diet Coke] é a bebida mais irritante que servimos para os passageiros, porque, no tempo que levamos para encher o copo, poderíamos servir uma fileira inteira", escreveu Poole. "Literalmente já tive pesadelos em que nunca acabava de servir um copo de Diet Coke antes do pouso."

A dificuldade é tamanha que o These Gold Wings mostraram um "jeito inteligente" de evitar a espuma num vídeo de 2013.

Muitos fãs de refrigerante sabem que a Coca diet faz mais espuma que a Coca-Cola normal. A teoria é que a ausência de açúcar torna o líquido menos viscoso, o que faria com que as bolhas durassem mais.

Um porta-voz da Coca-Cola não quis falar de detalhes específicos com o The Huffington Post, mas indicou que os ingredientes da Diet Coke podem ser a razão para a espuma. Servir num copo com gelo aumenta ainda mais a formação de espuma.

"A quantidade de bolhas em diferentes bebidas com gás tem relação com a receita específica e também com a altitude em que são servidas", disse o porta-voz ao The Huffington Post. "Em geral, quando bebidas com gás são servidas de uma lata em temperatura ambiente em um copo com gelo, a espuma aumenta."

Segundo Stephanie Mikel, comissária da Southwest Airlines, isso acontece com todos os refrigerantes diet.

"Qualquer refrigerante diet ou zero faz mais espuma que os normais", disse Mikel ao The Huffington Post. Mas "obviamente, se é o que o passageiro quer, não posso ficar irritada. Você aprende rápido que [refrigerantes] você tem de servir devagar e com o copo inclinado."

Algumas empresas áreas servem as latinhas, observa Jay Robert, do site Fly Guy (e você pode até conseguir uma lata só para você nas outras empresas, toda se pedir com jeitinho). Com sorte, você pode passar pela mesma experiência da tripulação!

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Os dias e horários mais baratos para viajar de avião

- 8 dicas seguras para quem viaja sozinho

lugares para ver ainda nesta década