MULHERES

Quando Agatha Christie disse que queria sair melhor nas fotos

A rainha dos romances policiais deixou muito claro o que queria: menos rugas e menos cor-de-rosa.

23/08/2017 00:56 -03 | Atualizado 23/08/2017 00:56 -03
Bettmann via Getty Images

Ninguém gosta de uma foto em que não sai bem. Menos ainda Agatha Christie, a icônica autora de mistérios policiais.

Isso ficou claro numa carta que a "rainha dos romances policiais" mandou a seu editor, Billy Collins, da editora Harper Collins. A carta será exposta este mês numa mostra promovida para festejar o bicentenário da editora.

"Recebi cartas de fãs diferentes manifestando espanto pelo fato de eu ser 'uma senhora tão idosa'", escreveu Christie, então com 59 anos, a Billy Collins em outubro de 1949 (um trecho da interação entre ela e o editor saiu no The Guardian.)

Mas o que deixou Christie mais irritada, e com razão, foi um comentário do produtor teatral Bertie Meyer, que, depois de ver a foto publicitária recente dela, decidiu abrir o jogo: "Francamente, Agatha, você está parecendo que tem uns 70 anos nessa foto".

Em vez de mandar Meyer ficar quieto, Agatha Christie deu ouvidos ao que ele disse. Ela concordou que as fotos publicitárias não a estavam beneficiando em nada. Então, logicamente, disse a Collins algo como "que m.... é essa?"

"Ninguém gosta das fotos", ela escreveu, "talvez porque parece que elas não foram retocadas nem um pouco, será? Só aparecem linhas e rugas, e afinal, diabos, não tenho 70 anos ainda, nem sequer 60."

Zombar da aparência de idade de uma das escritoras mais sanguinárias do mundo é uma atitude tola, senão perigosa. Mas há algo de inegavelmente divertido na reação de Agatha Christie, que diabos. Uma das escritoras de maiores vendas na história – consta que apenas a Bíblia e Shakespeare venderam mais exemplares que ela – pediu que apagassem as rugas.

Em outra carta simpática, Christie critica os textos propostos para a divulgação e a contracapa de um de seus livros. Spoiler: ela não gostou de nenhum dos dois. "Aquela cor rosada é mais sentimental do que assassina!", ela escreve, falando da capa do livro.

A mostra "Agatha Christie e Collins: Imagens e Documentos Raros da Vida e Carreira Literária da Autora" ficará em exposição no festival de literatura policial Theakston Old Peculier entre 20 e 23 de julho, como parte das comemorações do 200º aniversário da editora HarperCollins.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Então você está se sentindo muito gorda para ser fotografada...

- 7 sinais de que as pessoas não entenderam a #StopTheBeautyMadness

Esta é Mitsugetsu, uma mulher que simboliza a beleza em qualquer idade