MUNDO

Você perderá seu emprego para um robô? Este site revela quais as chances disto acontecer

A plataforma "Will robots take my job?" mostra as chances de um cargo ser completamente substituído por um robô.

21/08/2017 14:54 -03 | Atualizado 21/08/2017 17:47 -03
Nigel Treblin via Getty Images
A plataforma "Will robots take my job?" calcula a porcentagem que funções humanas serão ou poderão ser substituídas por uma máquina. 

Cerca de 47% dos americanos têm o risco de perderem seus empregos para robôs daqui alguns anos. Mas será que o seu emprego pode ser automatizado? Um site revela exatamente isso.

A plataforma "Will robots take my job?" (ou "Robôs vão tomar meu emprego?", em tradução livre) calcula a porcentagem que funções humanas serão ou poderão ser substituídas por uma máquina.

O site, criado pelo desenvolvedor inglês Mubashar Iqbal e pelo designer Dimitar Raykov, utilizou um detalhado estudo sobre o assunto publicado em 2013 pelos pesquisadores da Universidade de Oxford, Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne.

Os autores do estudo examinaram qual a probabilidade de mais de 702 funções serem executadas por computadores.

"Nós extraímos essas funções e a probabilidade delas serem automatizadas e colocamos essas informações disponíveis em uma fácil busca pelo seu emprego", afirma o site, inaugurado há poucos meses. "Nós adicionamos alguns dados do Bureau of Labor Statistics [instituto americano de pesquisas] para ter mais informações."

Com estes dados, o site mostra de forma prática a probabilidade de um emprego ser automatizado. Basta escrever seu cargo na barra de busca (em inglês) e ver a porcentagem que ele mostra.

Em inglês, a plataforma também dá mais dados sobre o emprego, como o nível do risco de "automatização", as chances de crescimento até 2024, salário médio anual e pessoas empregadas.

As porcentagens variam bastante entre as profissões. Operador de caixa, por exemplo, tem 97% de chance de se tornar automatizado. Ou seja, em alguns anos, 97% destes cargos serão substituídos por máquinas.

Taxistas e motoristas particulares também têm 89% de chances de serem substituídos por carros automáticos dentro de alguns anos.

Já outras profissões não têm um risco tão alto. Apenas 3,5% dos advogados perderão seus cargos para robôs em alguns anos, assim como médicos veterinários. Médicos e cirurgiões têm apenas 0,42%.

E o seu emprego? Veja aqui.

LEIA MAIS:

- Desemprego cai no 2º trimestre, mas ainda atinge 13,5 milhões de brasileiros

- Emprego dos sonhos? Empresa contrata pessoa para viajar por 1 ano pelo Brasil e ganhar R$ 100 mil

Os surpreendentes primeiros empregos de 9 empresários e CEOs