ENTRETENIMENTO

A resposta de Chico Buarque após ser chamado de machista pela letra de 'Tua Cantiga'

"Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante?"

21/08/2017 17:37 -03 | Atualizado 21/08/2017 17:51 -03

Após algumas semanas de debates nas redes, Chico Buarque reagiu ao rótulo de machista por conta da letra de sua nova canção, Tua Cantiga. Neste domingo (20), a assessoria de Chico publicou em sua página oficial no Facebook a seguinte mensagem:

"Será que é machismo um homem largar a família para ficar com a amante? Pelo contrário. Machismo é ficar com a família e a amante."

Após os primeiros comentários, a mensagem recebeu uma frase como complemento:

"Diálogo entreouvido na fila de um supermercado."

Veja abaixo:

O texto dividiu opiniões entre os fãs de Chico Buarque. Veja alguns comentários:

No início da tarde, a página também compartilhou um vídeo com a análise do professor Sérgio Freire, da Universidade Federal do Amazonas, exibido no programa Papo de Segunda, no canal GNT, no último dia 14.

"A música do Chico incomodou porque há claramente um choque de discurso entre o discurso do empoderamento feminino - que está em voga na sociedade - potencializado pelas questões das redes sociais", analisa o acadêmica no início do gravação.

Assista ao vídeo:

Desde o lançamento em 28 de julho, Tua Cantiga vem recebendo críticas na internet, em especial por conta dos versos:

Quando teu coração suplicar/Ou quando teu capricho exigir/Largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir.

Para muitas mulheres, a mensagem romântica soou ultrapassada.

Em texto intitulado O Amor Datado de Chico Buarque, publicado no HuffPost Brasil, a produtora Flavia Azevedo justificou:

"Não se trata de patrulhamento nem militância tosca. Mas quem controla sentimento, maluco? Chico Buarque sempre se comunicou com a nossa subjetividade. E é a nossa subjetividade que está falando com ele agora. E a real é que esse mundo interno mudou. De repente, pra um monte de mulheres, "largo filhos" soou tão romântico quanto um arroto no meio do beijo. Uma deselegância, uma sacanagem, uma coisa feia e desnecessária. A gente broxou com a narrativa de um amor covarde, com o canalha fantasiado de super-herói, com esse amante infantil e antigo, com esse tipo de amor... datado. Esse cara, esse personagem trazido por Chico (e tão conhecido entre nós) não faz mais sucesso. Porque a gente mudou e até o nosso romantismo está, sim, numa outra vibe."

Assista ao clipe de Tua Cantiga no player abaixo:

LEIA MAIS:

- Chico Buarque mal entrou no Instagram e já estamos curtindo pacas

- Chico Buarque, Elza Soares, MC Bin Laden e mais! New York Times lista 'o essencial da música brasileira'

Bandas em versão lego