ENTRETENIMENTO

É hora de atacar de DJ com o doodle do Google que comemora os 44 anos do hip-hop

O passo a passo é ensinado por Fab 5 Freddy, pioneiro do gênero.

11/08/2017 11:28 -03 | Atualizado 11/08/2017 12:27 -03

Em comemoração aos 44 anos do nascimento hip-hop, o Google lançou um doodle musical e interativo que permite ao usuário brincar de DJ.

Ao clicar no logo interativo do site de buscas, o usuário tem uma breve aula sobre a história do nascimento do hip-hop e passo a passo de como usar os toca-discos da página. É possível fazer mixagens diversas pérolas da música internacional.

A voz que comanda a aula é de Fab 5 Freddy, pioneiro do gênero.

A comemoração faz referência ao dia 13 de agosto de 1973, quando o DJ Kool Herc, então com 18 anos, responsável som da festa de sua irmã no bairro do Bronx, em Nova York, resolveu inovar.

Reprodução/Google
Esboço da arte criada pelo grafiteiro Cey Adams.

Em vez de tocar as músicas na íntegra, o jovem jamaicano optou por mixar e isolar as batidas. A experiência musical levou a galera ao delírio.

Ali, ele deu o primeiro passo para desenvolvimento de técnicas que seriam aperfeiçoadas por DJs nas décadas seguintes – estabelecendo o ponto inicial de um dos pilares da cultura hip-hop.

Para se divertir por algumas horas com os toca-discos do Google, basta clicar aqui.

O doddle tem arte assinada pelo grafiteiro Cey Adams, o que traz a tona o fato de que o hip-hop é formado por quatro pilares essenciais: rap (rhytm and poetry, ritmo e poesia, em português), DJ, breakdance e o graffiti.

LEIA MAIS:

- Artistas de hip-hop vêm escrevendo sobre saúde mental há décadas

- Kid Cudi e a importância de se falar sobre a saúde mental de homens negros

Emojis de músicos famosos