ENTRETENIMENTO

Hackers de 'Game of Thrones' exigem resgate para não vazar mais dados

Se a HBO não realizar o pagamento, hackers prometem vazar 1,5 TB de informação da empresa.

08/08/2017 16:35 -03 | Atualizado 08/08/2017 16:36 -03

Um grupo de hackers que já havia vazado o script de um episódio inédito de Game of Thrones agora exige o pagamento de resgate da HBO.

Os hackers alegam ter roubado mais de 1,5 TB de dados da companhia de entretenimento, incluindo episódios das séries Ballers e Room 104.

Os hackers ainda afirmam ter os scripts da nova temporada de Games of Thrones, que revelam informações fundamentais do enredo.

"A HBO acredita que futuros vazamentos possam ocorrer depois desse incidente, confirmado pela empresa na semana passada. Como dissemos, uma perícia está em andamento", disse um representante da HBO em declaração ao HuffPost US.

Os hackers mandaram e-mails para repórteres informando seus planos, e agora enviaram um pedido de resgate à HBO, solicitando uma quantia não revelada.

Se a companhia não realizar o pagamento, os hackers vão vazar os 1,5 TB de informação na internet.

Para demonstrar sua resolução, os hackers fizeram upload de 3,4 GB de dados, incluindo senhas, possíveis informações de contatos pessoais de alguns dos atores de Game of Thrones e outro script, dessa vez do quinto episódio.

O vazamento dos dados também inclui um conjunto de documentos marcados como "Altamente Confidencial" e um arquivo que alegam conter mais de 37 mil e-mails do CEO da HBO, Richard Plepler.

O hacker, que se denomina como "Sr. Smith", disse em carta direcionada à Pepler: "A HBO gasta US$ 12 milhões com pesquisa de mercado e US$ 5 milhões com propagandas de Game Of Thrones 7. Então, considere-nos como outra verba orçamental de publicidade".

Enquanto a HBO trabalha com o FBI para descobrir o que exatamente foi roubado, o CEO Richard Plepler assegurou os funcionários que ele não acredita que todo o sistema de e-mail esteja comprometido.

Aparentemente, a HBO tem apenas três dias para pagar o resgate, ou então os hackers ameaçaram fazer upload total dos 1,5 TB de dados.

Ainda não está claro como a HBO vai reagir, mas vale a pena lembrar que, historicamente, pedidos de resgate de dados às companhias de entretenimento, sob ameaça de vazamento, não funcionaram.

No início do ano, um hacker vazou uma temporada completa de Orange is the New Black, depois que a Netflix se recusou a pagar o resgate, deixando um precedente ousado sobre como a indústria de entretenimento pode reagir aos hackers no futuro.

(Com informações do HuffPost US)

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Ataque de hackers à HBO é 7 vezes maior do que o vazamento catastrófico da Sony

- O que você provavelmente perdeu enquanto estava surtando com o dragão em 'Game of Thrones'

Game Of Thrones 5ª Temporada: Os momentos mais marcantes