ENTRETENIMENTO

Hoje é aniversário de J.K. Rowling e ela ganhou um presentão da Turma da Mônica

Autora da saga 'Harry Potter' virou uma das 'Donas da Rua'.

31/07/2017 11:12 -03 | Atualizado 31/07/2017 12:17 -03

Desde o início do ano passado, a Mauricio de Sousa Produções incentiva o empoderamento de garotas de todo o Brasil por meio do projeto #DonasDaRua.

Nele, leitoras e fãs da Turma da Mônica são convidadas a compartilhar depoimentos em texto e vídeo dizendo como e por que se sentem empoderadas.

Neil Hall / Reuters
Autora da saga 'Harry Potter' completa 51 anos nesta segunda (31).

Além do painel colaborativo, grandes personalidades femininas são homenageadas com cartuns no projeto. Carolina de Jesus, Dorina Nowill, Marie Curie, Malala Yousafzai e Ada Lovelace são algumas das mulheres que integram esse seleto grupo.

Nesta segunda-feira (31), chegou a vez de J.K. Rowling se torna uma das Donas da Rua.

O dia em que se comemora o aniversário do personagem Harry Potter é também a data de nascimento de sua autora, Joanne Rowling, que completa 51 anos de uma trajetória de vida que é pura inspiração.

Em texto compartilhado no site oficial da Turma da Mônica, o público fica sabendo detalhes e curiosidades sobre o início da carreira de J.K. como escritora.

Entre as curiosidades está o fato de que J.K. usava o tempo em que sua filha recém-nascida dormia parar escrever, recorria ao seguro-desemprego para sustentar-se e resistiu a alguns "nãos" antes que seu livro fosse finalmente aceito no meio editorial.

Além disso, o uso de iniciais na apresentação da autora foi sugerido pelos editores temendo que "meninos não iriam ler um livro escrito por uma mulher".

Divulgação

Leia um trecho do texto:

31 de julho é um dia muito importante para a legião de fãs da saga Harry Potter e para a turma das Donas da Rua. Além de ser aniversário do bruxinho, neste dia, em 1965, nascia a menina Joanne, na Inglaterra. A infância daquela que seria uma das escritoras mais lidas do mundo não teve nada de tão diferente. Ela conta que se lembra de brigar muito com a irmã Dianne, com quem também brincava de fazer mágica e de teatro. Joanne escreveu sua primeira história aos 6 anos. Como nos contos de outra escritora importante, a também britânica, Beatrix, que coincidentemente tem o sobrenome Potter, o personagem principal era um coelho. A família de Joanne se mudou para o campo, perto de um castelo e de um cemitério (o que mexia com a imaginação da menina), quando ela tinha 9 anos, no País de Gales. Lá, ela fez amizade com uma família local. O sobrenome deles? Potter! Em 1990, a futura escritora lembrou dos vizinhos durante uma viagem de trem e teve a ideia de escrever sobre um menino com esse sobrenome. Joanne se formou em francês, atendendo à pressão dos pais para que se tornasse secretária bilíngue, trabalhou na Anistia Internacional, e, após a morte da mãe, foi morar na cidade do Porto, em Portugal, onde dava aulas de idiomas. Foi aí que decidiu que a saga do bruxinho teria sete livros, um para cada ano do bruxo na escola. Pouco depois ela teve sua filha, Jéssica, e escrevia enquanto a menina pegava no sono. Joanne a levava num carrinho de bebê até o café mais próximo e passava horas escrevendo.

A íntegra da publicação está disponível no site da Turma da Mônica.

LEIA MAIS:

- Marina Abramović, Tarsila do Amaral e Yayoi Kusama agora fazem parte da 'Turma da Mônica'

- Turma da Mônica lança projeto feminista Donas da Rua

18 livros para entender mais sobre feminismo e direitos das mulheres