ENTRETENIMENTO

Quem é Zenaide Denardi, a mulher que fez o metrô de São Paulo cantar 'Evidências'

"O povo canta rindo, mas já deve ter chorado em posição fetal escutando essa moda."

18/07/2017 12:09 -03 | Atualizado 18/07/2017 13:38 -03

Desde o último sábado (15), Zenaide Denardi é assunto nas redes sociais.

A atriz e coordenadora de marketing cultural da Livraria Cultura do Conjunto Nacional resolveu fazer uma intervenção no metrô de São Paulo e a cena caiu nas graças da internet.

Na companhia dos colegas de trabalho, ela convidou todos os passageiros do vagão para cantar Evidências, sucesso da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

O resultado dessa empreitada você já deve ter visto na sua timeline.

A atriz publicou o vídeo da cena em seu perfil no Facebook e a gravação se tornou viral, ultrapassando a marca de 2 milhões de visualizações em poucos dias.

Veja (ou reveja) abaixo:

Engana-se quem acha que o episódio trata-se de alguma jogada publicitária. Em entrevista ao HuffPost Brasil, Zenaide conta que a ideia surgiu numa manhã comum a caminho do trabalho.

"Andando por aquele túnel que liga a linha verde à linha amarela, percebi todo mundo andando meio espremido, com cara de que estava indo para o abate (risos). Pudera, umas 8h30 da manhã, o povo estava indo pra firma", diz a atriz.

O túnel a que ela se refere possibilita a baldeação entre as Estações Paulista, da Linha 4, e Consolação, da Linha 2 - Verde do Metrô. Mais de 20 mil pessoas passam por ali por hora nos horários de pico todos os dias.

"Aquele silêncio me incomodou: deu vontade de gritar, cantar. Cantar! 'Taí uma opção', pensei. E, instantaneamente, me veio Evidências. Gente, um clássico do cancioneiro popular brasileiro", conta.

No vídeo é possível ver que os passageiros hesitaram em atender o pedido da atriz.

O mal-estar, no entanto, durou apenas alguns instantes. Na sequência, homens e mulheres, sentados e em pé, abraçam a ideia e se rendem com voz e palmas ao que Zenaide chama de "hino nacional".

"Ok, é uma música que todo curte cantar no karaokê. Mas por quê? Presta atenção na letra. Coisa linda (risos). Quem nunca passou por tudo aquilo que é cantado? A música é visceral, contagiante", descreve.

"O povo canta rindo, mas já deve ter chorado em posição fetal escutando essa moda. Falo por mim", revela a atriz.

Composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, Evidências integra o disco Cowboy do Asfalto, lançado em 1990 pela dupla Chitãozinho e Xororó.

Tema repleto de dores românticas, a faixa já foi gravada por mais de 20 artistas brasileiros, sendo a versão original dos irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima a mais conhecida e adorada pelo público.

Com formação em Letras pela PUC-SP e Artes Cênicas pelo INDAC, Zenaide - que também é contadora de histórias para o público infantil - conta que sua relação com o clássico do sertanejo romântico vem da infância.

"Escutei muito Roberto Carlos, Chitãozinho e Xororó e outras modas classudas na infância pois era o repertório favorito da minha mãe. Desde então acho que tenho certas músicas na alma, na ponta da língua."

Sobre o fato do vídeo ter se tornado um viral em poucos horas, ela confessa que foi pega de surpresa: "Nunca imaginei tamanha repercussão. No começo até achei engraçado, mas já está assustando (risos)".

O sucesso inesperado do vídeo fez Zenaide repensar os planos de promover um novo coral no Metrô de São Paulo? Mas, segundo ela, música boa é que não falta para agitar outros vagões: "Começaria por Magal, depois Roberto Carlos. Tem muita coisa legal".

LEIA MAIS:

- 12 coisas que só quem foi uma criança "da roça" vai entender


- O gurizinho que conquistou o Brasil celebrando a cultura sertaneja no The Voice Kids

8 momentos inesperados da Ana Maria Braga