MUNDO

Depois de Darwin: Jane Austen estampará nota de 10 libras na Inglaterra

Mudança é uma homenagem ao aniversário de 200 anos da morte da escritora.

18/07/2017 11:50 -03 | Atualizado 18/07/2017 12:01 -03

A Inglaterra estampará as notas de 10 libras com a imagem da escritora Jane Austen. O lançamento foi comunicado pelo Banco da Inglaterra nesta terça-feira (18).

A autora de clássicos como Orgulho e Preconceito, Emma e Razão e Sensibilidade morreu em Winchester, no dia 18 de julho de 1817 e é considerada uma das mais importantes romancistas da Inglaterra.

A nota de plástico com o rosto de Austen vai substituir a nota de papel que estampa a imagem de Charles Darwin, que circula desde 2000, em setembro deste ano, de acordo com o jornal The Independent.

Bank of England

De acordo com a Catedral de Winchester, a homenagem "vai reconhecer seu apelo universal e contribuição permanente para a literatura inglesa."

Esta não é a única homenagem à autora - também foi lançada uma edição limitada de uma moeda de 2 libras. Ela, porém, não terá circulação nacional.

Além de sua importância para a literatura, também é considerada fundamental para a introdução das mulheres na área dominada até então por homens. Como ter uma profissão e escrever eram tarefas aceitáveis apenas para os homens, os primeiros livros de Austen foram publicados de maneira anônima, para evitar preconceito.

Após 200 anos de sua morte, Jane Austen ainda é um fenômeno mundial e suas obras estão entre as mais lidas não só na Inglaterra.

LEIA MAIS:

- Como a escritora Jane Austen se tornou um ícone do conservadorismo

- 5 coisas que você pode aprender com o amor de José Saramago e Pilar del Rio

12 novos escritores que provam por que a literatura brasileira é excepcional