ENTRETENIMENTO

Duvidamos que você acerte o real significado de 'Bater um baba', 'Feche a cara' e 'Miseravona'

Será que você está por dentro das gírias da Bahia?

06/07/2017 19:34 -03 | Atualizado 08/07/2017 10:58 -03

Há dez anos, um pedaço de Salvador chegava às salas de cinema. Dirigido pela cineasta soteropolitana Monique Gardenberg, Ó Pai, Ó é um filme que mostra não só a música e o colorido da capital da Bahia como também sua diversidade linguística.

O filme conta a história dos animados moradores de um cortiço do Pelourinho que têm a alegria do último dia do Carnaval interrompida pelo mau humor de uma evangélica fervorosa. Originalmente uma peça de teatro, o longa é a estrelado por Lázaro Ramos, Wagner Moura e atores do Bando de Teatro Olodum.

Divulgação
Lançado em 2007, 'Ó Paí, Ó' é estrelado por Lázaro Ramos, Wagner Moura e atores do Bando de Teatro Olodum.

A começar pelo título, Ó Paí, Ó apresenta ao espectador uma porção de gírias e expressões tipicamente baianas que podem dar um nó na cabeça de quem não é da região. Se você não nasceu na Bahia, provavelmente não sabe que "muvuca" significa confusão, bagunça ou festa. Muito menos que "massa" é sinônimo de legal e divertido.

Aliás, se você não é baiano e não assistiu ao filme, deve estar pensando que a expressão Ó Paí, Ó tem algo a ver com pai.

Engano seu. Ela equivale a "olhe para isso aí, olhe".

A seguir, você é convidado a testar seus conhecimentos sobre termos e expressões tipicamente baianos, que revelam riqueza particular da língua portuguesa nesse estado.