ENTRETENIMENTO

O fenômeno baiano por trás do clipe de Katy Perry estrelado por Gretchen

♪♫♬ They know what is what. But they don't know what is what. ♪♫♬

04/07/2017 18:54 -03 | Atualizado 05/07/2017 12:09 -03

Lançado nesta segunda-feira (3), o vídeo de Swish Swish, música de Katy Perry em parceria com Nicki Minaj, mostrou ao mundo a popularidade de Gretchen na internet.

O clipe atualmente já conta com mais de 7 milhões de visualizações no Youtube. É um fenômeno. Mas como Gretchen foi parar em um clipe da Katy Perry? Quem fez esse encontro acontecer? E como o Brasil está envolvido nisso?

O chamado dance lyric vídeo (vídeo com letra) tem produção e direção do FitDance, empresa de dança da Bahia e que se tornou um fenômeno dentro e fora da internet.

Acompanhando as caras e bocas de Gretchen em Swish Swish estão seis dançarinos, incluindo o soteropolitano Fábio Duarte, de 37 anos, criador da empresa.

Em entrevista por telefone ao HuffPost Brasil, o empresário e coreógrafo contou que a 'empresa' FitDance foi fundada há pouco mais de 3 anos como um curso de formação de professores de dança em Salvador.

Com metodologia própria, que combina técnica e movimentos vindos das ruas, as coreografias do FitDance caíram nas graças do público e viraram mania não só nas academias como também em festas de rua, principalmente no Carnaval.

Na Bahia, não só passos de dança foram popularizados pela empresa como também o termo "mete dança", dito quando alguém executa muito bem alguma tarefa.

Nesse contexto, a diversificação do negócio foi natural.

Atualmente, a FitDance é o que Duarte chama de "empresa de dança 360°".

"A gente forma professores em todo o Brasil e fora do país também. Temos mais de 3 mil professores pelo País que são formados para dar aulas de dança dentro da metodologia do FitDance", diz.

Em paralelo, o programa coletivo de dança tem também uma linha de "roupas e lifestyle" e um terceiro braço focado em entretenimento e conteúdo para a internet.

Os cinco canais da empresa no YouTube tem hoje mais de 6 milhões de inscritos, totalizando mais de 120 milhões de visualizações por mês. "Tudo isso é network para criar uma comunidade que se diverte por meio da dança", define Duarte.

De acordo com ele, a qualidade do conteúdo criado nesses canais chamou a atenção de artistas do Brasil e do exterior. Nesses três anos de história, a empresa já fechou parcerias com cantores como Justin Timberlake, Shakira e Enrique Iglesias.

"Essa relação fez com a gente se aproximasse das gravadoras", revela.

Foi da aproximação com a gravadora Universal que nasceu o "conteúdo" para Katy Perry - provavelmente o trabalho com maior repercussão da empresa até agora.

"Katy Perry queria fazer um movimento aqui no Brasil. Ela criou uma simpatia muito grande por Gretchen devido à presença dela na internet e aí procurou um parceiro ideal,junto com a gravadora, que poderia produzir esse conteúdo que ela queria tanto trazer", explica.

"E aí, acho que foi natural a escolha da FitDance porque a gente é referência na parte de produção de conteúdo, dança e diversão. Foi uma união de três pontos: uma das maiores artistas do mundo com uma das maiores figuras da internet e um dos maiores produtores de conteúdo do Brasil que é a FitDance" finaliza.

Duarte se orgulha em dizer que o FitDance teve responsabilidade total pelo produto final que se vê no canal de Katy Perry no YouTube. A aprovação foi total. Nenhum diretor da cantora foi envolvido presencialmente no processo de produção do clipe.

"A gente fez a concepção do vídeo, discutiu o roteiro [remotamente] junto com eles [produtores da Katy Perry], a produção, a fotografia e tudo mais. Toda a realização de conteúdo foi feita pela gente e pela Califórnia Midia House que é uma empresa parceria do FitDance", conta.

Sobre a repercussão do vídeo de Swish Swish, Duarte acredita se tratar da "consagração de um trabalho bem feito".

"O trabalho da gente tem sido cada vez mais reconhecido pelos artistas grandes. E acredito que chegar em um nome como Katy Perry e a repercussão ser tão positiva traz inúmeros frutos pra gente. Acredito que a gente conseguiu passar a mensagem que Katy Perry queria passar com esse conteúdo."

Assista ao dance lyric vídeo de Swish Swish:

LEIA MAIS:

- Katy Perry definiu o que Gretchen significa para o Brasil em apenas 3 palavras

- Por esta ninguém esperava: Gretchen está no novo clipe de Katy Perry

8 momentos inesperados da Ana Maria Braga