MULHERES

23 vezes que Tina Fey resumiu, de forma hilária, o que é ser mãe

'Você é apenas um guardanapo humano para as crianças, tipo, elas simplesmente enxugam o rosto em você e nas coisas.' 🤦

27/06/2017 15:14 -03 | Atualizado 27/06/2017 15:20 -03
Getty Images
Fey, de 47 anos, tem sido muito sincera em relação à sua experiência — dos momentos da maternidade comuns a várias mulheres.

Tina Fey parece conhecer os altos e baixos de ter filhos até bem demais.

A famosa atriz e comediante americana tem duas filhas, Alice, de 11 anos, e Penelope, de 5. Ao longo de sua experiência como mãe, Fey, de 47 anos, tem sido muito sincera em relação à sua experiência — dos momentos da maternidade comuns a várias mulheres em seu best-seller Bossypants (ainda sem edição brasileira) às suas inúmeras hilárias entrevistas.

Selecionamos seus comentários mais engraçados e precisos sobre a criação dos filhos. Divirta-se!

1. "As crianças são, definitivamente, seus chefes. Qualquer pessoa que invade um recinto enquanto você está no vaso é seu chefe. E quando você explica para eles que está no vaso e que precisam sair, mas não saem? São chefes exigentes."

2. "Nunca consigo ir ao cinema, porque sou mãe."

3. "Você é apenas um guardanapo humano para as crianças, tipo, elas simplesmente enxugam o rosto em você e nas coisas."

4. "É tão engraçado, porque elas não são fortes o suficiente para matar você. E querem tanto te matar! Elas não podem matar você. Ainda. Tentem outra vez em alguns anos."

5. "Ah, os bebês! Eles são mais do que adoráveis criaturinhas as quais você pode culpar por seus peidos."

6. "É menos perigoso desenhar uma charge de Alá dando um beijo de língua no Tio Sam — o que, quero deixar bem claro, nunca fiz — do que falar honestamente sobre [mães que trabalham]."

7. "Eu tive que voltar a trabalhar. Tenho um contrato com a NBC. Eu e o bebê temos apenas um acordo verbal."

8. "Não importa o que você faça, amamente muito — ótimo. Ótimo. Tanto faz como."

9. "Acho que toda mãe que trabalha provavelmente sente a mesma coisa: você passa grande parte do tempo onde apenas pensa: 'Isto é impossível — ah, isto é impossível'. E, então, você continua indo em frente e, de certa forma, faz o impossível."

10. E, quando um dia ela me criticar e me chamar de 'vaca' em frente da Hollister, dê-me força, Senhor, de empurrá-la diretamente para dentro de um táxi em frente aos seus amigos, porque não vou admitir aquela merda. Não vou admitir."

11. "Minha [filha] mais velha é doce e realmente fácil de lidar, e minha pequena é dureza. Ela é inteligente. Este é o problema também. Quando está brava, simplesmente vai acabar com você."

12. "Eu sofro, porque me preocupo que ela seja incluída na lista dos bagunceiros. Há vezes que sinto que ela deveria entrar para a lista dos bagunceiros, mas, então, se isso acontecer, vai ser aquele inferno de pagar o preço pela mãe. Não quero ser aquela na manhã de Natal, dizendo: 'Adivinhe o que aconteceu?. Carvão [da lareira, onde ficam os presentes]. Você não ganhou nada.'"

13. "Estava me maquiando outro dia e [minha filha] disse: 'Quero um pouco de maquiagem', e eu disse: 'OK, você pode passar um pouco'. Então, estou passando um pouco de maquiagem nela, quando diz: 'Mamãe, estou mais bonita do que você'. Eu: 'Bem, você tem 3 anos, eu tenho 44. Entendi.'"

14. "'Minha mãe fez isso para mim uma vez', ela perceberá à medida que tirar fezes do pescoço de seu bebê. 'Minha mãe fez isso por mim'. E sentirá uma gratidão atrasada como acontece a cada geração e escreverá um recado mental para me ligar. E se esquecerá. Mas eu saberei."

15."[Liz Lemon] está acostumada a sacrificar sua dignidade por outras pessoas, isso é criação dos filhos em poucas palavras."

16. "'Como você equilibra tudo?', as pessoas me perguntam constantemente, com um olhar acusatório. 'Você está metendo os pés pelas mãos, né?', seus olhos dizem. Minha resposta-padrão é que tenho as mesmas dificuldades que qualquer mãe que trabalha, mas com a sorte de estar trabalhando no emprego dos meus sonhos. Ou às vezes apenas dou a eles uma suculenta maçã vermelha que envenenei no meu caldeirão de mulher-bruxa que trabalha e voo para longe."

17. "Acho que é um marketing engenhoso, mas essa coisa de princesa soa um alarme para mim. [Tenho receio de] que tudo isso retorne lentamente para nossa cultura. Que uma menina aspire a ser uma Pequena Sereia, uma linda ruiva sem pernas que espera por seu príncipe! Que literalmente abre mão de sua voz! O que estamos fazendo? O que está acontecendo?".

18. "Minha filha estava brincando outro dia e quase acertou um Emmy... em sua cabeça. Eu pensei: 'Gente, teria sido terrível'. Já pensou ter de preencher a ficha no hospital? 'Um Emmy caiu na cabeça de minha filha.'"

19. "As grandes famílias se tornaram um símbolo de status por toda Manhattan. Quatro lindas crianças com nomes de reis e pedaços de fruta são uma forma de dizer: 'Eu posso pagar um apartamento de quatro quartos e 150.000 dólares em mensalidades de escola primária todo ano. Como você consegue viver?"

20. "Quando minha filha diz: 'Queria ter uma babá', fico arrasada com culpa e pânico. Quando diz: 'Mamãe, quero Aqua Sand' ou 'Só quero mascar chiclete!' ou 'Limpe meu bumbum', me sinto menos atingida."

21. "[Alice] tem um salão de manicure e cabelo de mentirinha, e eu estava fazendo seu cabelo e maquiagem. Eu disse: 'Olá, madame. Qual seu nome? O que você faz? Ela respondeu: 'Ganho para dançar em festas'. E eu disse: 'Ah, não. É uma resposta terrível, terrível.'"

22. "Quando leio contos de fadas para minha filha, sempre mudo a palavra 'loira' por 'amarelo', porque não quero que ela pense que o cabelo loiro seja de alguma forma melhor."

23. "Ser mãe me deixou muito cansada. E muito feliz."

*Este post foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- A mãe solo Paola Carosella desmistifica a maternidade: 'Seja livre e não sinta culpa'

- A maternidade moderna cheia de luz e sombra

25 selfies que mandam a real sobre a maternidade