ENTRETENIMENTO

Talvez a identidade real de Banksy tenha sido finalmente (e oficialmente) revelada

"Sem ofensa a Robert, acho que ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo".

23/06/2017 15:01 -03 | Atualizado 23/06/2017 16:33 -03
Andrew Aitchison via Getty Images
Em Dover, no Reino Unido, Banksy desenhou um homem "quebrando" a estrela referente ao país na União Europeia.

A identidade de Banksy, renomado e misterioso artista de rua especializado em grafite, pode ter sido revelada sem querer por um de seus melhores amigos.

Durante entrevista ao podcast "Distraction Pieces", o britânico DJ Goldie, que estava falando sobre como o grafite está dando muito dinheiro ao universo da arte, mas continua sofrendo preconceitos, citou o trabalho do artista e, um determinado momento, o chamou de Robert.

"Me dê uma bubble letter [tipo de fonte], coloque em uma camiseta, escreva Banksy e estamos feitos. Sem ofensa a Robert, acho que ele é um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo", afirmou Goldie.

Kacper Pempel / Reuters
Robert Del Naja e Daddy G, do Massive Attack, durante show no Heineken Open'er Festival in Gdynia, na Polônia.

Mas quem seria Robert? Pouco tempo após a entrevista, as redes sociais e várias publicações, principalmente britânicas, começaram a apontar que o DJ estaria falando de Robert del Naja, membro da banda Massive Attack, que já tinha sido apontado como a verdadeira identidade do artista de rua.

Del Naja, também conhecido como 3D, e Goldie são amigos de longa data e na década de 1980 costumavam a fazer grafites juntos. Além disso, no ano passado, o jornalista Craig Williams fez uma investigação de cinco meses para descobrir a identidade de Banksy.

Segundo ele, a relação entre o artista e Del Naja era evidente, já que muitas das obras feitas pelo grafiteiro surgiram quando a Massive Attack estava nas cidades para fazer shows. No entanto, para Williams, Banksy não seria apenas uma pessoa, mas sim um grupo.

A relação entre o cantor e o artista também ficou clara com o livro 3D and the Art of Massive Attack, lançado neste ano e cuja ilustração da capa foi feita por Banksy.

Leia mais notícias em ANSA

LEIA MAIS:

- 7% dos americanos acreditam que o achocolatado é produzido por 'vacas marrons'

- Emma Watson está escondendo exemplares de 'O Conto de Aia' por Paris

5 novos livros para pensar sobre as condições do negro no Brasil