ENTRETENIMENTO

A história e movimentos sociais inspiraram o trabalho da figurinista de 'Pantera Negra'

A veterana Ruth E. Carter disse que se inspirou em experiências reais da população negra ao criar figurinos de Wakanda.

23/06/2017 17:43 -03 | Atualizado 23/06/2017 17:43 -03
Reprodução/Marvel
“Levei em conta o continente inteiro e uma gama grande de povos, como os masais e os suris. Tudo isso virou parte do contexto de Wakanda”, disse a figurinista.

O clima de expectativa em torno do filme Pantera Negra, da Marvel, não para de crescer, especialmente desde que saiu o primeiro trailer-teaser (o trailer foi visto 89 milhões de vezes em apenas 24 horas).

Os fãs puderam ter seu primeiro vislumbre de Wakanda e de toda a moda afrofuturista belíssima no teaser de dois minutos dirigido por Ryan Coogler. Quem idealizou os figurinos foi Ruth E. Carter.

Ela -- cujo trabalho já foi visto em muitos filmes negros icônicos, incluindo Shaft, Malcolm X, Faça a Coisa Certa, Raízes, Amistad, Selma – uma luta pela igualdade e Ricas e Gloriosasdisse a Kendra James, da "Elle", que seu objetivo foi criar figurinos fiéis ao país africano fictício das histórias em quadrinhos e, ao mesmo tempo, inspirar-se nos trajes usados por populações reais do continente africano.

"Levei em conta o continente inteiro e uma gama grande de povos, como os masais e os suris. Tudo isso virou parte do contexto de Wakanda", disse a figurinista.

"Quem leu as HQs sabe que Wakanda é uma terra de montanhas; é um lugar secreto que não comercia nem interage com o resto do mundo. Seus habitantes são um pouco mais avançados tecnologicamente que as outras civilizações. Estamos criando esse mundo, procurando criar uma cultura e um orgulho que pareçam autênticos daquela localização específica."

Ruth Carter não é novata em matéria de criar figurinos revolucionários, belos e que fazem referência específica à experiência negra. Ela disse à "Elle" que as eras marcadas por protestos, incluindo o movimento Black Lives Matter, frequentemente informam seu trabalho em filmes. Ela, que já recebeu duas indicações ao Oscar, disse que deve à história e cultura negra acertar os figurinos de "Black Panther", especialmente considerando a frequência com que Hollywood, ao retratar os países africanos, esquece como eles são diversos.

"A autenticidade é muito importante para mim. No caso de Wakanda, estou mais ou menos juntando as peças de um quebra-cabeça, o quebra-cabeça de nossa história", ela disse à revista. "A história negra não começou com a escravidão nem terminou com o movimento dos direitos civis. Estou tentando montar esse quebra-cabeça, e, ao mesmo tempo, levar em conta tudo que se relaciona a nós, incluindo coisas atuais como a campanha Black Lives Matter."

Leia a íntegra da entrevista de Ruth Carter na Elle.

Pantera Negra é estrelado por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Lupita Nyong'o, Angela Bassett e muitos outros atores negros de destaque.

O filme só chegará aos cinemas em 16 de fevereiro de 2018, mas você já pode ver abaixo alguns dos figurinos cheios de estilo que Carter criou:

Assista ao trailer completo abaixo:

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 9 outras super-heroínas que merecem suas adaptações próprias para o cinema

- Por que não me senti empoderada por 'Mulher Maravilha'

12 capas da Marvel em homenagem às mulheres