VIRAL

Este meme sobre crase fez o maior sucesso em uma prova de Português em SP

Professor usou piada publicada na página 'Site dos Menes' em avaliação de alunos do Ensino Médio.

21/06/2017 13:16 -03 | Atualizado 22/06/2017 10:49 -03

O Site dos Menes reúne hoje mais de 760 mil seguidores. A página de humor que faz paródias de memes (os menes) tem também um grupo fechado na rede social com mais 170 mil pessoas.

Foi desse polo criativo que um professor de Português tirou conteúdo para trabalhar com alunos do Ensino Médio o uso da crase numa prova bimestral de uma escola particular da capital paulista.

Uma piada que viralizou na página de humor no dia 7 de maio foi parar no papel no dia 12 de junho. Um dia depois da prova, a piada estava novamente na internet - dessa vez no perfil do Site dos Menes no Twitter.

Como você viu acima, o professor André Luís Reis Fernandes construiu uma questões a partir da imagem de um casal discutindo com seguinte legenda: "Novo mene: o cara que ao ser ofendido responde a altura."

Na foto, uma mulher insulta um homem. Ele, por sua vez, responde: "1,74".

"A publicação brinca com uma expressão que, pelo contexto, sugere uma outra possibilidade de interpretação", aparece escrito na prova. A partir dessa imagem, o aluno teria que realizar duas tarefas:

1) Identificar essa expressão, expor seu sentido implícito, considerando o contexto do mene, e explicar como a expressão contribui para a construção do humor

2) Analisar gramaticalmente "a duplicidade que gerou o efeito de humor".

Em entrevista ao G1, Fernandes explicou que se deu bem o aluno que demonstrou nas respostas que conhecia a expressão usada na legenda da imagem e demonstrou que a falta de crase na contração entre o artigo e a preposição mudou o significado original da expressão.

Sem crase, em vez de responder no mesmo nível, o rapaz da imagem apenas informou quanto mede de altura.

Veja abaixo o meme original criado por uma fã do Site dos Menes que inspirou a questão da prova.

Reprodução/Facebook/SitedosMenes

O professor também explicou o objetivo pedagógico do uso do meme:

"O meme foi utilizado por se tratar de um tipo de publicação que, além de problematizar a relação entre texto verbal e não-verbal, alcança um patamar de interpretação interessante com o aluno por colocar em pauta o contexto da internet. Os alunos puderam ver as discussões feitas em sala aplicadas a um contexto familiar à experiência deles."

LEIA MAIS:

- Um professor de BH colocou um meme da Gretchen para cada nota das provas de seus alunos

- Anitta: Um caso de marketing que vale a pena ser estudado

Os "memes" feministas da revista AZMina