ENTRETENIMENTO

Nova aventura do Gato de Botas lança Netflix no universo das animações interativas

Em entrevista ao HuffPost Brasil, a diretora de inovação de produto da empresa detalha como as famílias ganham com novo conceito de narrativa.

20/06/2017 10:51 -03 | Atualizado 20/06/2017 10:54 -03
Divulgação/Netflix
O Gato de Botas é o destaque da primeira animação interativa da Netflix disponível para crianças e adultos.

Como espectador, você já pensou em interferir no destino de uma personagem e, consequentemente, no final de um filme?

Agora, os filhos de assinantes da Netflix terão esse poder decisão ao alcance dos dedos no iPad, do console de vídeo-game ou do controle remoto da smart TV.

A era da animação interativa começa oficialmente na Netflix nesta terça-feira (20). As crianças vão ter a possibilidade de interagir com desenhos a que estão assistindo e influenciar em como a história se desenrola.

O primeiro filme com essa funcionalidade é a nova aventura do Gato de Botas — Puss in Book: Trapped in an Epic Tale (Gato de Botas: Preso em um Conto Épico, em tradução livre), produzido pelos estúdios da DreamWorks. O curta já está disponível dublado e legendado em português no Brasil.

"A forma como as crianças assistem a filmes é bastante particular. Eles conversam com a tela. Querem uma história que possam tocar, interagir", explica ao HuffPost Brasil a diretora de inovação de produto da Netflix, Carla Fisher.

Nos perfis de crianças, um dos features mais populares é justamente a ala das personagens, onde elas podem escolher as suas favoritas e buscar mais vídeos de cada uma delas.

Os pais ficam muito animados que os filhos podem decidir. As crianças não têm muitas possibilidades de escolha e de controle.Carla Fisher, diretora de inovação de produto da Netflix, em entrevista ao HuffPost Brasil

Divulgação/Netflix
Ala das personagens é uma das ferramentas mais populares entre os pequenos.

De acordo com a diretora da Netflix, mais da metade dos assinantes veem animações pelo menos uma vez por mês. Por isso, a companhia decidiu fazer um protótipo de narrativa interativa a partir de seis episódios lineares do Gato de Botas.

Após o teste, a certeza:

"Quando irmãos brincam juntos com essa narrativa interativa, eles não sabem como concordar. Então, testemunhamos momentos maravilhosos das crianças interagindo, tomando decisões sobre a história. Elas têm de negociar", relata Fisher.

Como funciona

Logo no início da nova aventura do Gato de Botas, que estreia hoje na Netflix, o narrador explica para os espectadores (e para o adorável felino) como eles podem interagir com as personagens e mudar os rumos da história.

Ao longo da animação, a criança terá 13 momentos de escolhas.

Divulgação/Netflix
Novo título do 'Gato de Botas', bastante interativo, já está disponível na Netflix.

A depender das cenas escolhidas pelos pequenos, a narrativa pode durar de 18 a 39 minutos.

São duas possibilidades diferentes de final — o que faz desse filme uma obra aberta e em construção pelas crianças.

E elas podem rebobinar e avançar da maneira que quiserem, para repetir cenas e diferentes desfechos.

"Nós construímos um sistema baseado em capítulos e em escolhas, no qual eu posso imediatamente retornar para ver o que aconteceria se minha opção fosse diferente", detalha Carla Fisher, da Netflix.

A narrativa interativa roda em smart TV, tablet e vídeo-game, mas não funciona em laptop nem desktop.

A próxima animação que vai empoderar as crianças com essas ferramentas é About ​Buddy Thunderstruck: The Maybe Pile, produzido pelo American Greetings Entertainment, que estreia em 14 de julho. O filme terá quatro finais possíveis.

No ano que vem, tem Stretch Armstrong: The Breakout​, ainda sem informações.

LEIA MAIS:

- A Netflix vai lançar sua própria adaptação de um livro de Margaret Atwood

- Laverne Cox: 'O fato de não estarmos mortas não quer dizer que não somos violentadas'

21 filmes da Netflix para quem adora desvendar a mente humana