MULHERES

Marina Abramović, Tarsila do Amaral e Yayoi Kusama agora fazem parte da 'Turma da Mônica'

As artistas viraram personagem em quadrinhos no projeto Donas da Rua.

13/06/2017 12:23 -03 | Atualizado 13/06/2017 12:27 -03
Divulgação
Marina Abramović, Tarsila do Amaral e Yayoi Kusama agora fazem parte da 'Turma da Mônica'

A Turma da Mônica não para.

Desde 2016, a Mauricio de Sousa Produções lançou o projeto Donas da Rua, um site colaborativo no qual as leitoras e fãs do gibi podem enviar depoimentos em texto ou vídeo contando como e por que se sentem empoderadas.

Além disso, a plataforma reúne mini biografias de mulheres inspiradoras. E as homenageadas da vez são três grandes nomes do mundo das artes: Marina Abramović, Tarsila do Amaral e Yayoi Kusama.

Abramović é reconhecida mundialmente por sua originalidade em abordar temas por meio de performances. Em suas obras, a artista sérvia explora os limites do corpo e as possibilidades da mente.

Já a brasileira Tarsila do Amaral, é uma das figuras mais importantes do movimento modernista no Brasil. Seu quadro Abaporu, de 1928, por exemplo, hoje é um dos mais valiosos do mundo.

Yayoi Kusama nasceu no Japão e conquistou o mundo com suas obras. Entre colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, seu trabalho é caracterizado pela presença de pontos e bolas em várias obras.

O projeto Donas da Rua faz parte de uma estratégia da Mauricio de Souza Produções, que apoia o projeto da ONU em defesa dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

LEIA MAIS:

- Turma da Mônica lança projeto feminista Donas da Rua
- Agora a 'Turma da Mônica' transformou a Tomie Ohtake em uma das 'Donas da Rua'
- A escritora Carolina de Jesus ganhou uma linda homenagem da Turma da Mônica

Qual Mônica deformada em muro de escolinha representa seu signo