NOTÍCIAS

Harvard oferece curso de história medieval inspirado em 'Game of Thrones'

Curso tem como objetivo contar a real história medieval, que hoje é cercada de folclore e mitos.

02/06/2017 13:11 -03 | Atualizado 02/06/2017 13:11 -03
HBO/Divulgação
Diferente de outros cursos sobre o tema, este usará como base a série e os livros de George R.R. Martin.

Game of Thrones acabou de ganhar mais um temporada e também um curso em Havard. A universidade americana, sempre no topo das melhores do mundo, lançou um curso sobre história medieval inspirado na série da HBO. As informações são da revista TIME.

O curso "The Real Game of Thrones: From Modern Myths to Medieval Models" (ou "O Real Game of Thrones: Desde mitos modernos aos Modelos Medievais") tem como objetivo contar a real história medieval, que hoje é cercada de folclore e mitos.

Diferente de outros cursos sobre o tema, este usará como base a série e os livros de George R.R. Martin. "Game of Thrones dramatiza bem alguns pontos fundamentais da história medieval. Tensão entre a rainha e a jovem que se casou com um de seus filhos são como Real Housewives of 10th-century Germany (Verdadeiras Donas de Casa do século X na Alemanha), onde você vê mulheres em embates com outras", disse o professor Sean Gilsdorf, especialista em história medieval que ministrará o curso, à Time.

De acordo com a descrição da disciplina entregue à revista, o curso pretende explorar um grupo de personagens arquetípicos que estão no coração da série, como o rei, a boa esposa, o segundo filho, o aventureiro, com tipos análogos na história, literatura, religião e lenda medieval.

A professora assistente, Racha Kirakosian, também espera que o curso seja uma "ferramenta de recrutamento" para estudos sobre a era medieval e história da humanidade, uma vez que estudantes estão perdendo o interesse nestes campos. Um estudo da universidade de 2013 apontou que o número de estudantes formados em cursos de humanas caiu de 36% para 20% nas últimas seis décadas.

Kirakosian acrescenta que a ideia de trazer a série para as salas de aula partiu dos próprios alunos. "Quando eu leio sobre as histórias medievais na aula, eles sempre falam: 'Isso é tão Game of Thrones'. E isso não faz parte de nosso trabalho [como professores]: usar este interesse e aprofundá-lo?"

LEIA MAIS:

- Existe uma versão MUITO TENSA do trailer de 'Game of Thrones' narrada pelo Faustão

Casamento Game Of Thrones